A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou nesta quinta-feira (10) a lista dos candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição aprovado no Vestibular Estadual 2026.
A relação de nomes pode ser conferida no site da instituição. Caso o pedido de isenção tenha sido negado, será possível pedir recurso. A solicitação deverá ser feita ao Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) até o dia 11 de abril por meio do e-mail recurso.isenç[email protected].
Os candidatos que tiverem o pedido de recurso negado, deverão pagar a taxa de inscrição. Atualmente, o valor está fixado em R$ 90.
A Uerj lembra que o deferimento do pedido não garante a inscrição no vestibular, que deverá ser realizada pelo candidato a partir do dia 15 de abril.
Os contemplados estarão automaticamente isentos das outras taxas de inscrição caso também se inscrevam para o 2º Exame de Qualificação e/ou para o Exame Discursivo. Entretanto, para garantir a gratuidade nos exames seguintes, é necessário comparecer no 1º Exame de Qualificação.
O vestibular da Uerj é dividido em duas fases, sendo a primeira o “exame de qualificação” – uma prova que cobra linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
O exame de qualificação é feito duas vezes por ano. É obrigatória a realização de ao menos uma das edições. Nessa etapa, não há a escolha do curso e nem a opção de seleção pelo sistema de cotas.
Os aprovados passam para a segunda fase, chamada de “exame discursivo”. Nela, os candidatos fazem uma prova com questões referentes ao curso escolhido e redação. Nesse momento, candidatos escolhem a graduação que desejam. Além disso, indicam se vão concorrer a uma das vagas pelo sistema de cotas.
- Inscrições 1º Exame de Qualificação: 15/04 a 06/05
- 1º Exame de Qualificação: 08/06
- Resultado do 1º Exame de Qualificação: 14/06