quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalUE não vai reconhecer eleição na Venezuela sem todas as atas

UE não vai reconhecer eleição na Venezuela sem todas as atas

Josep Borrell, chefe da política externa da União Europeia (UE), avisou que a UE não vai reconhecer o resultado da eleição na Venezuela enquanto não houver contagem total de votos.

“A UE insta o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) a conceder acesso imediato aos registos de votação de todas as assembleias de voto”, disse Borrell, na terça-feira 30. “O povo da Venezuela vem sofrendo uma crise econômica, política e social sem precedentes há anos. A UE sempre argumentou que a saída dessa crise é por meio de eleições, e essa continua sendo a única solução.”

Conforme o chefe da diplomacia da UE, “é importante que as manifestações e protestos na Venezuela sejam pacíficos”. “As forças de segurança devem garantir o respeito total pelos direitos humanos, em particular o direito de protestar e o direito à liberdade de reunião”, disse.

Oposição contesta dados da eleição na Venezuela

venezuela
O candidato da oposição à Presidência, Edmundo Gonzáles (à esq), e sua madrinha política, María Corina Machado (à dir), durante a assinatura do compromisso com o povo Venezuelano – 25/07/2024 | Foto: Divulgação/Comando Con Vzla y José Altuve

Desde a divulgação do resultado pelo CNE, o qual mostrou o ditador Nicolás Maduro com 51% dos votos, contra 44% do ex-diplomata Edmundo González, a oposição tem apresentado números diferentes.

Com base em fotos feitas pelos próprios eleitores e testemunhas eleitorais, a campanha de González realizou uma somatória que garante a eleição de González.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui