A Federação Ucraniana de Futebol não ficou nada satisfeita com o sorteio das Eliminatórias da Europa para a Copa de 2026, realizado nesta sexta-feira (13). Mas a bronca não se deve ao âmbito esportivo.
Os ucranianos reclamam do mapa apresentado pela Fifa no sorteio. No gráfico, a região da Crimeia foi excluída do país. A região é alvo constante de conflitos entre ucranianos e russos.
Por conta da polêmica geográfica, a associação que comanda o futebol local enviou uma carta de repúdio ao Secretário-Geral da Fifa e ao Secretário-Geral da Uefa.
“Enfatizamos que a versão do mapa apresentada pela Fifa durante a transmissão global é inaceitável. Parece uma postura inconsistente da Fifa e da Uefa sobre essa questão crucial, especialmente à luz da invasão destrutiva iniciada pela Rússia contra a Ucrânia no século XXI, no coração da Europa”, diz um trecho do comunicado.
A Ucrânia está no Grupo D das Eliminatórias, ao lado de Islândia, Azerbaijão e o vencedor de Croácia x França, pela Nations League. Já a Rússia segue suspensa pela Fifa.
A península localizada no Mar Negro é ocupada pela Rússia desde 2014. O país possui várias bases militares na região já que sua posição geográfica é considerada estratégica.
A república autônoma da Crimeia é palco de constantes conflitos entre os dois países desde 2022. Sua anexação feita pelos russos, comandados por Vladimir Putin, não é reconhecida pela comunidade internacional.
Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Grupo I
Grupo J
- País de Gales
- Cazaquistão
- Liechtenstein
Grupo K
Grupo L
- República Tcheca
- Ilhas Faroe
- Gibraltar