A Ucrânia afirmou, neste domingo (31), que derrubou 21 dos 49 drones, de fabricação iraniana, lançados pela Rússia durante a noite, e alegou que Moscou também disparou seis mísseis guiados contra a cidade de Kharkiv, no nordeste.
A ofensiva russa ocorreu um dia após o ataque contra a cidade de Belgorod, na Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia. Ambos os lados se acusaram mutuamente de bombardear áreas civis na região fronteiriça neste fim de semana.
A Força Aérea da Ucrânia afirmou, em um comunicado divulgado no Telegram, que os drones foram especialmente lançados em direção à “linha defensiva da frente, bem como em instalações civis, militares e de infraestrutura nos territórios da linha de frente”.
Por sua vez, o Ministério da Defesa russo afirmou que suas forças atacaram “centros de decisão e instalações militares” em Kharkiv “em resposta” à agressão contra Belgorod, que classificou como um “ato terrorista”.
A Força Aérea ucraniana não especificou se os seis mísseis guiados atingiram seus alvos.
Oleg Sinegubov, chefe da administração militar de Kharkiv, afirmou que 28 civis ficaram feridos no ataque à cidade, incluindo dois adolescentes e uma pessoa estrangeira.
Esse ataque ocorre um dia após a ofensiva atribuída à Ucrânia que, segundo o governador local, causou a morte de 22 pessoas e feriu outras 109 no sábado em Belgorod, cidade russa localizada a cerca de 80 quilômetros ao norte de Kharkiv e a 30 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.