A Ubisoft está investigando uma possível invasão cibernética em seus sistemas após algumas imagens de seus softwares internos e ferramentas de desenvolvedores vazarem online.
Ao Bleeping Computer, a editora francesa de videogames disse que passou a investigar um possível incidente após a página de vazamento de códigos-fonte e documentos VX-Underground ter postado diversas imagens revelando os serviços internos da empresa.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Estamos cientes de um suposto incidente de segurança de dados e estamos investigando. Não temos mais nada para compartilhar neste momento.
Ubisoft ao Bleeping Computer.
Ainda de acordo com a página responsável pelo vazamento, o autor da suposta invasão teve acesso ao servidor da empresa, além de softwares usados por funcionários como SharePoint, Microsoft Teams, Confluence e MongoDB Atlas.
O hacker teria acessado os dados e informações internas da empresa por cerca de 48 horas até que a administração da Ubisoft percebeu que “algo estava errado e o acesso foi revogado”.
O grupo disse no X (antigo Twitter) que eles receberam os vazamentos de um hacker desconhecido que violou os sistemas da Ubisoft em 20 de dezembro. De acordo com o agente da ameaça, a intenção era roubar cerca de 900 GB de dados da companhia, ainda não está claro se a tentativa foi bem sucedida ou não.
Ataques cibernéticos aumentam em 2023; veja principais erros de cibersegurança
Ataques cibernéticos aumentaram em 2023, conforme mostra um relatório da Allianz Commercial. Casos de sequestros de dados (também conhecido como ransomware) cresceram em 50% apenas no primeiro semestre em relação a 2022, além dos casos de extorsões a empresas.
O levantamento ainda mostra que algumas das vulnerabilidades exploradas pelos hackers são erros básicos, que podem ser corrigidos. Saiba mais na matéria completa.