O Twitter/X alterou seus termos de uso. Agora, os dados dos usuários da rede social serão utilizados em sistemas de inteligência artificial (IA). A companhia do bilionário Elon Musk anunciou que a mudança vai entrar em vigor a partir do dia 15 de novembro.
Twitter/X pode alterar termos para alimentar IA sem aviso prévio
A plataforma digital possui a capacidade de alterar os termos sem notificar os usuários. Ainda não está claro, no entanto, quando a empresa implementou essa nova política.
Em junho, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) proibiu a Meta de utilizar dados de brasileiros em inteligência artificial. O órgão alegou uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Meta é um conglomerado de tecnologia e mídia social responsável pelos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram.
A ANPD explicou que os usuários da companhia esperavam que seus dados fossem utilizados apenas em interações pessoais e comerciais, não para programas de inteligência artificial. A Meta, portanto, reverteu essa decisão depois de firmar um compromisso sobre o uso dos dados.
Em operação desde 2020, a autoridade possui cinco diretores, nomes indicados pela Presidência da República e aprovados pelo membros do Senado. Eles têm mandatos de quatro anos.
O portal Poder360 disse que entrou em contato com a ANPD para saber sobre a conformidade dos novos termos do Twitter/X com a LGPD, mas não obteve resposta até o momento. Os representantes da plataforma no Brasil ainda não se manifestaram sobre o assunto.