quinta-feira, janeiro 9, 2025
InícioGeralTuristas relatam 'surto de virose' no litoral de SP

Turistas relatam ‘surto de virose’ no litoral de SP

Um surto de virose atingiu diversas cidades do litoral de São Paulo. Turistas e moradores de cidades do litoral paulista têm reportado sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. Apenas no Guarujá, foram realizados mais de 2 mil atendimentos por viroses em dezembro, segundo a prefeitura, e algumas unidades de saúde tiveram o horário de atendimento ampliado.

No TikTok, hashtags como #virose, #Guarujá e #ViroseGuarujá somam dezenas de vídeos publicados nas últimas horas. Relatos semelhantes começaram a surgir também sobre Santos, Ubatuba e Praia Grande. Procuradas, as prefeituras ainda não haviam comentado a situação até a publicação deste texto.

Nos comentários de uma das publicações, assim como em vídeos e posts no Twitter/X, internautas relatam casos de familiares e de amigos adoecidos.

Farmácias do litoral consultadas pela reportagem confirmaram aumento expressivo na demanda por produtos como probióticos, remédios para enjoo e reidratantes orais e uma unidade disse que alguns itens já estão em falta.

Segundo os farmacêuticos, o fenômeno não é novidade: a procura costuma se intensificar após o Natal, período em que o fluxo de turistas aumenta na região. Uma das farmácias, inclusive, se prepara anualmente para a busca por esse tipo de produto.

O surto de virose no Guarujá

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá afirma que o aumento no número de casos de virose é comum nesta época do ano devido a fatores como altas temperaturas, alimentação inadequada, aglomeração de pessoas e maior exposição a alimentos contaminados. Apenas no mês de dezembro, foram realizados 2.064 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade

Diante da demanda, a administração municipal ampliou o horário de três Unidades de Saúde da Família, que funcionarão das 7h às 22h até o dia 5 de janeiro, além de manter os plantões 24 horas nas UPAs e prontos-socorros.

As unidades em esquema de plantão incluem os postos Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070, Enseada); Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114).

O que são viroses?

Orla marítima de Guarujá: um dos principais pontos de atenção das autoridades públicas de São Paulo | Foto: Reprodução/Twitter/X
Orla marítima de Guarujá: um dos principais pontos de atenção das autoridades públicas de São Paulo | Foto: Reprodução/Twitter/X

São popularmente chamadas de “viroses” as infecções causadas por vírus que afetam o tubo digestivo inferior, ou seja, o intestino grosso, local onde são formadas as fezes. Por isso, o principal sintoma dessas infecções, também chamadas de gastroenterocolites, é a diarreia.

Os principais agentes por trás das viroses são o rotavírus e o adenovírus, que são altamente transmissíveis. A transmissão é fecal-oral, e o tratamento consiste na busca pelo alívio dos sintomas, em especial da desidratação, já que se perde muito líquido com a diarreia.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui