As histórias, riquezas e curiosidades do Piauí estão sendo exploradas por mais de 700 estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que participam do Projeto Turismo Escolar. A iniciativa é realizada em colaboração com a Secretaria do Turismo (Setur).
Nas visitas City Tour, os estudantes são acompanhados por guias turísticos contratados pela Setur e também por estudantes do curso técnico de Turismo da rede estadual de ensino que prepararam o roteiro com locais históricos, de interesse cultural e da economia local para o estado.
As visitas pedagógicas para os alunos de dezesseis escolas ocorrem em duas etapas entre julho e outubro. Na primeira, os alunos exploram seu próprio município, desenvolvendo um sentimento de pertencimento ao redescobrir os locais que frequentam diariamente. Na segunda etapa, chamada intermunicipal, os alunos saem dos seus municípios para explorarem as riquezas em outro polo turístico.
Os alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, embarcaram rumo a Parnaíba para conhecer os casarões, as praças, as igrejas, além do Porto das Barcas e do Museu do Mar. “Ficamos felizes pela oportunidade de visitar Parnaíba e documentar os locais que estão nos livros”, comentou o aluno Tiago Soares.
As riquezas da segunda cidade mais populosa do estado foram apresentadas de maneira especial por estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do Ceti Polivalente Lima Rebelo e do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Petrônio Portela.
“Esse momento prático incentiva os alunos de Guia de Turismo a seguirem essa profissão. É fundamental que nós, guias, entendamos nossa cidade e os pontos turísticos. Estou adorando essa experiência”, destacou a estudante do CEEP, Karen Ruth.
Os estudantes e professores foram acompanhados por guias nos polos, incluindo Teresina (Polo Teresina); São Raimundo Nonato (Polo das Origens); Castelo do Piauí (Polo Aventura e Mistério); Oeiras (Polo Histórico-cultural); Bom Jesus (Polo das Nascentes); Batalha (Polo das Águas); Parnaíba (Polo Costa do Delta); e Amarante (Polo Histórico-cultural).
Ainda em outubro, cerca de 136 estudantes dos Cetis Milton Aguiar (Teresina), Margarida da Silva Costa (Coronel José Dias) e Ceti Paulistana (Paulistana) visitarão a Serra da Capivara, com atividades guiadas no Museu da Natureza e no sítio Arqueológico Boqueirão da Pedra Furada.
O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou como as visitas guiadas fortalecem a aprendizagem conectada aos conteúdos curriculares. “O Projeto Turismo Escolar visa reforçar a identidade piauiense na perspectiva educacional, unindo o aprendizado em sala de aula às visitas guiadas”, afirmou o secretário.