Tudo sobre China
Mover uma estrutura de metal de 15 mil toneladas não é uma missão fácil. Ainda mais quando você precisa levá-la para o alto mar. É isso que os chineses da empresa Mingyang Smart Energy farão pelos próximos 3 dias, quando conduzirão uma turbina eólica gigante para o seu local de operação.
Esse equipamento recebeu o nome de OceanX – e já falamos sobre ele aqui no Olhar Digital, há algumas semanas. O negócio é tão grande que parece um monstro de duas cabeças. E, sim, as duas cabeças fazem referência às duas turbinas que movimentam pás de cerca de 182 metros!
Leia mais
E a OceanX é bem maior que isso – tanto que ela pode ancorar em águas com mais de 35 metros de profundidade. Faça as contas: estamos falando de uma torre com mais de 200 metros de altura!
A expectativa é que o transporte da turbina dure 3 dias. Ela vai viajar por mais de 354 quilômetros, em direção ao Qingzhou IV Offshore Wind Farm, que fica em alto mar.
Além do tamanho imponente, a invenção “verde” também se destaca por suas inovações tecnológicas de ponta. O OceanX, por exemplo, consegue até mesmo aguentar furacões, de acordo com a companhia chinesa.
Uma turbina resistente a furacões
- A OceanX é a primeira plataforma offshore do mundo com duas turbinas eólicas.
- Cada uma delas tem capacidade para produzir 8,3 MegaWatts por hora (e juntas elas podem fazer 16,6 MW).
- A expectativa é que produzam aproximadamente 54.000 MWh por ano – o suficiente para fornecer energia para cerca de 30 mil casas na China.
- Como você pode ver pelas imagens, as duas hélices ficam no topo de uma estrutura em V, reforçadas com cabos de alta tensão.
- Essa estrutura, por sua vez, está fixada numa plataforma flutuante em forma de Y, para dar estabilidade.
- As duas turbinas eólicas são do tipo MySE16.6(T), com diâmetro de lâmina de 182 metros.
- Como já dissemos, a plataforma pesa cerca de 15 mil toneladas e foi projetada para funcionar em águas com mais de 35 metros de profundidade.
- A Mingyang Smart Energy também garante que a OceanX consegue suportar ventos de até 260 km/h.
- Essa é a velocidade de furacão de categoria 5, a mais perigosa.
- E quando dizem aguentar, a turbina não apenas não quebraria, como continuaria funcionando mesmo nessas condições.
- Alguns especialistas duvidam dessa resistência toda.
- Os chineses, porém, mantêm a informação.
O que nos resta agora é esperar para ver quem está certo. Enquanto isso, assistiremos com atenção ao funcionamento desse colosso da energia verde e da sustentabilidade.
As informações são do New Atlas.