quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalTufão Yagi deixa quase 300 mortos no Sudeste Asiático

Tufão Yagi deixa quase 300 mortos no Sudeste Asiático

O número de mortes causadas pelo Tufão Yagi, no Sudeste Asiático, chegou a 276, segundo dados desta quinta-feira, 12.

Esse fenômeno se formou no início da semana passada e atingiu as Filipinas, China, Vietnã, Laos, Tailândia e Mianmar. O Vietnã foi o que mais sofreu, com 226 mortos.

Os ventos da tempestade chegaram a 149 km/h e derrubaram pontes e arrancaram telhados. Uma ponte de 30 anos sobre o Rio Vermelho, na Província de Phu Tho, no norte do país, desabou nesta segunda-feira. Oito pessoas estão desaparecidas.

O Yagi foi o tufão mais potente a atingir o norte do Vietnã em 30 anos, segundo os meteorologistas. A passagem desse fenômeno forçou o deslocamento de milhares de pessoas nas regiões atingidas, principalmente para templos budistas e hotéis.

De acordo com a Unicef, o Yagi causou a destruição de mais de 140 mil casas no Vietnã. O governo estima danos no valor de 300 bilhões de dong, quase R$ 70 milhões.

Governo do Vietnã reage ao Tufão Yagi

O Ministério da Agricultura do país informou que mais de 250 mil hectares foram arrasados pelo tufão. No setor pecuário, foi registrada a perda de 1,5 milhão de frangos e patos.

A estatal de energia elétrica EVN teve de cortar a energia de algumas partes inundadas da capital, em virtude das preocupações sobre segurança. As escolas de Hanói, capital do país asiático, dispensaram os alunos das aulas por tempo indeterminado.

a bandeira do Vietnã
A bandeira do Vietnã | Foto: Divulgação/Freepik

Vários países, como Austrália, Japão e Estados Unidos, anunciaram que enviarão ajuda humanitária para o Vietnã.

Segundo estudos, os tufões da região estão se formando cada vez mais perto da costa, são mais intensos e permanecem mais tempo em terra por causa da mudança climática. Isso ocorre pelo aumento da temperatura das águas oceânicas, que fornecem mais energia para alimentá-las.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui