A diminuição drástica no número de tubarões-brancos na África do Sul tem chamado a atenção de pesquisadores há alguns anos. Apesar de diversas teorias terem sido formuladas, nenhuma delas convenceu totalmente a comunidade científica.
Ataques de baleias orcas ameaçam tubarões
- O mistério começou em 2017, quando carcaças de tubarões começaram a aparecer nas praias sul-africanas.
- Após estudos, cientistas afirmaram que ataques de baleias orcas estavam causando as mortes.
- Ao mesmo tempo, o número de tubarões-brancos na região diminuiu, corroborando com a teoria.
- Foi então que um estudo detalhado sobre a situação foi divulgado, o que aconteceu no ano passado.
- Segundo este trabalho, os animais simplesmente estavam fugindo das orcas em direção ao leste.
- As informações são do IFLScience.
Leia mais
Mistério continua
No entanto, tudo mudou em março de 2024, quando um novo estudo questionou os métodos e a conclusão do trabalho anterior.
Segundo os pesquisadores, embora as populações de tubarões tenham aumentado em outros locais, isso não é suficiente para compensar a diminuição em outros locais.
O estudo afirma, por exemplo, que “se toda a população de tubarões brancos fosse de fato regionalmente estável e os tubarões observados anteriormente no Ocidente tivessem se redistribuído em direção ao Cabo Oriental, seria de se esperar que o número de tubarões brancos na Baía de Algoa fosse cerca de dez vezes maior do que o registrado hoje”.
Além disso, eles destacam que a queda no número dos animais na África do Sul começou anos antes dos primeiros ataques de orcas. Dessa forma, a atividade das baleias não é considerada como a causadora da diminuição dos tubarões.
O trabalho observa que as mudanças climáticas, a pesca excessiva e outros problemas, como a baixa diversidade genética, podem estar envolvidas neste cenário. E que novos estudos precisam ser feitos para determinar o que de fato está acontecendo.