Um caso surpreendeu cientistas na Austrália. Um tubarão-tigre vomitou sua refeição na frente de pesquisadores na costa da ilha de Orfeu, no norte de Queensland. O mais impressionante é que o corpo da presa estava completamente intacto quando foi regurgitado.
Leia mais
Fenômeno é considerado bastante raro
O biólogo marinho Nicolas Lubitz, da Universidade James Cook, na Austrália, capturou o momento surpreendente em que o tubarão de 3 metros de comprimento simplesmente cuspiu uma Equidna-de-focinho-curto (Tachyglossus aculeatus). O mamífero conta com um corpo repleto de espinhos.
Segundo pesquisadores, o fenômeno teria sido causado por uma combinação de estresse e indigestão do tubarão. Eles explicam que isso é muito raro, mas pode acontecer.
Também chamou a atenção o fato da presa ser justamente o mamífero. Isso porque este animal raramente é encontrado no oceano, onde virou refeição por poucos instantes.
Os cientistas acreditam que a Equidna-de-focinho-curto provavelmente estava nadando em águas rasas da ilha, ou talvez até nadando entre ilhas próximas, em busca de comida ou de um companheiro, quando foi comida. Como o animal ainda estava totalmente intacto quando foi regurgitado, Lubitz suspeita que nem tenha tido tempo para iniciar a digestão.
Outro caso de vômito de tubarão
- Os mesmos pesquisadores registram outro fenômeno parecido.
- Desta vez, um tubarão-tigre vomitou partes de um dugongo.
- O animal é um parente próximo do peixe-boi.
- Os pesquisadores querem aproveitar as imagens para analisar melhor o ocorrido.
- Além de compreender melhor o sistema de digestão dos animais, os cientistas querem melhorar o entendimento sobre os próprios comportamentos de caça destas espécies.