sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaTSE e Prefeitura do Rio fecham acordo para criar o Museu da...

TSE e Prefeitura do Rio fecham acordo para criar o Museu da Democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assinou, nesta segunda-feira (11), um acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro para criar, na capital fluminense, o Museu da Democracia.

O prefeito Eduardo Paes esteve na sede da Corte, em Brasília, para celebrar a parceria. O equipamento servirá de espaço de registro e memória sobre a construção e a defesa da democracia brasileira.

Pelo acordo, a prefeitura ficará responsável por custear a reforma do local e implantar o museu. O prédio — histórico e tombado –, no centro de Rio de Janeiro, pertence à Justiça Eleitoral e já foi sede do próprio TSE antes da mudança para Brasília.

Não há um prazo estabelecido para a inauguração, que depende de um chamamento público para designar a entidade responsável por gerir a unidade. Os recursos para reforma e gestão serão da prefeitura.

Moraes disse que a iniciativa será um “marco” da democracia no Brasil e que espera poder inaugurá-lo “rapidamente”.

O importante é deixar isso para a história, para as novas gerações, para que todas as pessoas possam verificar que o Brasil tem uma democracia forte, como construiu essa democracia forte e como vai cada vez mais fortalecê-la

Alexandre de Moraes

Segundo o presidente do TSE, a criação do espaço tem o objetivo de contar a história e demonstrar que as “instituições estão fortes e preparadas para defender a democracia”, diante dos “acontecimentos que tivemos nos últimos tempos, esses ataques à democracia, à justiça eleitoral, ataques a regras do jogo do sistema democrático”.

Eduardo Paes ressaltou que o museu terá uma função de “iluminar” momentos escuros da história brasileira.

“Nenhum de nós acreditava na possibilidade de, primeiro, ter fatos concretos que levaram à tentativa de implantação do Estado de exceção no país. O nível de organização desse processo tem sido revelado de maneira contundente ao longo dos últimos meses”, afirmou.

Talvez mais grave do que isso é que certos personagens até não nos surpreendem. Mas é assustador a gente ver uma base com uma quantidade importante da sociedade brasileira defendendo Estado de exceção, golpe, ditadura. Não tenho dúvida de que a principal razão disso é a ignorância

Eduardo Paes

Conforme a parceria, o TSE ficará responsável por promover o chamamento público para selecionar uma Organização da Sociedade Civil que ficará responsável por implementar, operar e gerir o museu.

A avaliação das propostas será feita com auxílio técnico da Secretaria Municipal de Cultura.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui