O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, na segunda-feira 3, uma ordem executiva em que determina que os departamentos do Tesouro e do Comércio elaborem um plano para criar um “fundo soberano”. O republicano afirmou que o fundo poderia até mesmo comprar a rede social TikTok.
“Acho que Scott e eu vamos criar um incrível fundo soberano”, afirmou Trump, no Salão Oval da Casa Branca, ao se dirigir a Scott Bessent, secretário do Tesouro. “Muitos outros países, muito menores, têm esse fundo, e não são os Estados Unidos. Temos um potencial incrível neste país.”
Em seguida, o presidente sugeriu que a rede social poderia ser adquirida. “Vamos fazer alguma coisa”, disse. “Talvez com o TikTok, talvez não. Faremos o acordo certo com o barulho que quisermos. Mas tenho o direito de fazer isso, e poderíamos colocá-lo no fundo soberano.”
O Tesouro e o Comércio têm 90 dias para apresentar um plano para a criação do fundo.
TikTok segue operando
A rede social continua ativa nos EUA graças a uma prorrogação de 75 dias, assinada por Trump em 21 de janeiro. O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou uma lei que bania a rede social do país.
![TikTok](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/02/tiktok-848x477-1.webp)
A medida de Trump impede que o Departamento de Justiça aplique sanções ao TikTok nesse período. A lei da gestão Biden exigia que a plataforma se desvinculasse da empresa chinesa ByteDance. Além disso, determinava a venda da rede social a uma companhia de um país aliado até 19 de janeiro.
Autoridades norte-americanas temiam que os dados dos usuários da rede social possam ser repassado ao governo chinês.
Embora a Suprema Corte tenha mantido a lei, o TikTok ficou offline por apenas um dia — até a assinatura da ordem presidencial.