O ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca nas eleições dos Estados Unidos deste ano Donald Trump disse em uma entrevista publicada na quinta-feira 20 que pretende dar green card para estudantes estrangeiros que se graduaram em universidades norte-americanas.
“Eles deveriam obter automaticamente — como parte do seu diploma — o green card para poderem permanecer neste país”, disse Trump numa entrevista ao podcast All-In, ao ser questionado sobre planos para que empresas possam importar “os melhores e mais brilhantes”.
O green card é a autorização de residência permanente nos EUA. O documento abre caminho para que estrangeiros possam obter a cidadania norte-americana.
A imigração tem sido a principal questão de Trump durante sua campanha de 2024 para retornar à Casa Branca. Desde o primeiro mandato, ele tem sido um crítico ferrenho da imigrações ilegais, especialmente pela fronteira com o México. Os republicanos defendem severidade para impedir o acesso de estrangeiros que não cumprem os requisitos legais.
No governo do democrata Joe Biden, a imigração ilegal se agravou ainda mais. Governadores republicanos, especialmente o do Texas, Greg Abott, enviaram imigrantes ilegais em ônibus para Estados governados democratas, como Nova York.
A proposta de Trump é semelhante a de Biden, anunciada na terça-feira 18. Ele disse que pretende acelerar o procedimento de visto de trabalho para determinados migrantes que obtiveram um diploma de ensino superior nos EUA e a quem foi oferecido um emprego no país. Também anunciou medidas de regularização que poderiam beneficiar centenas de milhares de pessoas.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado