quinta-feira, janeiro 9, 2025
InícioDestaqueTrump publica mapa no qual sugere anexação do Canadá aos EUA

Trump publica mapa no qual sugere anexação do Canadá aos EUA

Um dia depois de o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciar sua renúncia ao cargo, o presidente reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), publicou em sua rede Truth Social um mapa que apresentava o país vizinho como parte integrante do seu território. “Oh Canada”, brincou.

Trump publica nas redes sociais mapa em que Canadá aparece como parte dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/X
Trump sugere anexação do Canadá aos EUA | Foto: Reprodução/Truth Social 

A provocação ocorreu nesta terça-feira, 7, e faz parte de afirmações controversas do republicano. Recentemente, ele havia cogitado a possibilidade de o Canadá se tornar o “Estado 51” dos EUA.

Propostas de Trump em encontro com Trudeau

A primeira menção a essa ideia aconteceu durante um encontro com Trudeau. Durante um jantar, Trump sugeriu que, caso o Canadá não conseguisse suportar as tarifas de 25% sobre suas exportações para os Estados Unidos, a solução seria a incorporação do país pelos EUA.

Desde então, Trump passou a se referir a Trudeau como “governador”, em alusão à sua proposta de anexação.

Ele argumentou que muitos canadenses apoiariam a integração ao território norte-americano. Trump postou: “Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º Estado. Economizariam demais em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. Estado 51!”.

Em um pronunciamento à imprensa, menos de duas semanas antes de sua posse oficial, Trump reiterou suas ambições territoriais para o segundo mandato. Além do Canadá, ele mencionou outras regiões, como o Canal do Panamá e a Groenlândia, como possíveis áreas de interesse.

Pressões econômicas e comerciais

Presidente disse que confiaria na ‘força econômica’ dos Estados Unidos para exercer pressão sobre o Canadá | Foto: Reuters/Cheney Orr

Trump alegou que a eliminação da “fronteira artificialmente traçada” entre os Estados Unidos e o Canadá fortaleceria a segurança nacional norte-americana. No entanto, ele descartou o uso de força militar para a anexação do Canadá, país que abriga mais de 40 milhões de habitantes e é um dos membros fundadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Em vez disso, Trump destacou que confiaria na “força econômica” dos Estados Unidos para exercer pressão. Ele apontou o déficit comercial com o Canadá, um país rico em recursos naturais e fornecedor de commodities, como petróleo bruto e gás natural, aos EUA, como um ponto de alavancagem.

Trump sugeriu que esse déficit, que ele considera um subsídio, estaria chegando ao fim.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui