O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cogita aceitar um Boeing 747-8 como doação da família real do Catar. A aeronave poderia substituir o atual Air Force One e ser o novo avião presidencial.
Avaliado em cerca de US$ 400 milhões (mais de R$ 2 bilhões), o jato é um dos presentes mais caros já oferecidos a um governo norte-americano. As informações são da emissora ABC News e do jornal The New York Times.
Trump viajará ao Catar
A doação deve ser anunciada na próxima semana, durante a visita de Trump ao Catar. A viagem faz parte da agenda internacional do presidente dos EUA. Segundo as informações, depois do fim do mandato, a aeronave seria transferida para a fundação da biblioteca do presidente, prática que possui precedentes na história norte-americana.

Algo parecido ocorreu com o ex-presidente Ronald Reagan, cuja fundação recebeu o Air Force One ao fim de seu governo. A aeronave foi transformada em peça de museu.
Características do Boeing 747-8
O Boeing 747-8, modelo proposto para doação, é o maior de sua série. O avião tem capacidade para 500 passageiros na configuração comercial.
A aeronave será modernizada pela empresa L3Harris, no Texas, depois da aprovação do governo sobre a forma de aquisição. As modificações incluirão tecnologia de ponta em sistemas de navegação e comunicação, além de adaptações internas para atender às necessidades presidenciais.
O atual Air Force One usado pelo presidente norte-americano, um Boeing 747-200B, já possui adaptações para reabastecimento aéreo e viagens de longo alcance.
A Boeing o descreve como um “Salão Oval Voador”, com 370 metros quadrados de área interna, que inclui salas de conferências e jantar, escritórios e acomodações para o presidente e a primeira-dama.
A configuração interna do avião também inclui um consultório que pode ser transformado em unidade médica, quando necessário, além de áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial. Duas cozinhas podem preparar 100 refeições de uma só vez.
Eficiência e modernização do novo modelo
O modelo 747-8, além de ser grande, é valorizado em razão da eficiência em consumo de combustível e motores que produzem 30% menos ruído comparado a modelos anteriores.

A modernização do Boeing 747-8 para uso presidencial incluirá a instalação de escritórios, quartos e outras comodidades específicas. Também será instalado um gabinete presidencial durante viagens internacionais. O governo norte-americano, contudo, ainda precisa aprovar formalmente a transação.