terça-feira, abril 1, 2025
InícioDestaqueTrump fala em 'métodos' para tentar mais um mandato

Trump fala em ‘métodos’ para tentar mais um mandato

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a comentar a possibilidade de tentar um terceiro mandato em 2030. Atualmente, esse interesse é proibido pela Constituição norte-americana.

Em entrevista ao canal NBC News neste fim de semana, o republicano disse que “há métodos para fazer isso”, mais uma candidatura ao comando da Casa Branca, no caso. Ele, no entanto, não disse quais seriam esses métodos.

Ainda na entrevista, Trump disse não estar “brincando” ao abordar a possibilidade de concorrer a mais um mandato presidencial. Reforçou, entretanto, que “é muito cedo para pensar sobre isso”.

Empresário, Trump foi eleito presidente dos EUA pela primeira vez em 2016. Quatro anos mais tarde, contudo, não teve êxito ao tentar se reeleger e perdeu para o democrata Joe Biden. Deu a volta por cima em novembro do ano passado. O republicano venceu Kamala Harris, então vice-presidente, com ampla margem no colégio eleitoral: 312 delegados contra 226.

O atual mandato dele teve início no dia 20 de janeiro deste ano. Por meio de seu canal no YouTube, Oeste realizou cobertura especial da posse do republicano.

O presidente norte-americano afirmou que há “muita gente” querendo que ele tente ser presidente pela terceira vez. “Mas eu basicamente digo a eles que temos um longo caminho a percorrer”, observou. “Ainda é muito cedo.”

Constituição barra eventual 3º mandato de Trump

A 22ª Emenda da Constituição dos EUA proíbe que uma pessoa ocupe a cadeira presidencial por três vezes, mesmo que não sejam consecutivas.

“Nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”, afirma o trecho inicial da 22ª Emenda da Constituição norte-americana. “E nenhuma pessoa que tenha exercido o cargo de presidente, ou atuado como presidente, por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa foi eleita presidente, será eleita para o cargo de presidente mais de uma vez.”

A regra está em vigor desde 1951, sete anos depois de Franklin D. Roosevelt, do Partido Democrata, ter sido eleito presidente pela quarta vez consecutiva. Ele venceu as disputas eleitorais em 1932, 1936, 1940 e 1944 — e morreu no exercício do mandato como presidente dos EUA, em abril de 1945.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui