O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou o bilionário Elon Musk em entrevista conjunta à emissora Fox News nesta terça-feira, 18. O republicano chamou o dono do Twitter/X, da Tesla e da SpaceX de um líder, “uma ótima pessoa” e de “um cara muito inteligente”.
Durante a entrevista, que durou cerca de uma hora, os dois responderam a diversas perguntas do âncora Sean Hannity. Em determinado momento, Hannity disse que entrevistar Trump e Musk seria “como entrevistar irmãos”. O jornalista encerrou a conversa afirmando que principalmente reza a Deus para que as medidas de cortes de gastos do governo tenham sucesso.
Trump destaca inteligência de Musk
O empresário recebeu de Trump liberdade para reduzir ou eliminar o orçamento de programas considerados por ele, Musk, como “desperdício de dinheiro do contribuinte”. Na prática e à frente do Departamento de Eficiência Governamental, Musk tem se concentrado assim em poupar recursos antes usados em programas para financiar propaganda política da esquerda, como movimentos em favor da diversidade.
Trump e Musk trocaram elogios ao longo de toda a conversa com Hannity. O empresário disse, por exemplo, que jamais viu o republicano “ser cruel ou desagradável com ninguém”. O presidente, por sua vez, respondeu que sempre respeitou Musk. “Não poderia ter encontrado ninguém mais inteligente.”
O âncora da Fox News pediu que Trump comentasse o que chamou de “tentativas dos democratas e da mídia” de criar divisões entre ele e Musk. A questão tem a ver sobretudo com relatos na imprensa norte-americana sugerindo que o presidente estaria incomodado com a influência crescente do bilionário em seu governo. Trump negou divergências e disse confiar plenamente em Musk, que atacou a imprensa pelas supostas intrigas.