sexta-feira, fevereiro 28, 2025
InícioDestaqueTrump destaca prisão de imigrantes para justificar deportações

Trump destaca prisão de imigrantes para justificar deportações

O governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tem usado a prisão de imigrantes suspeitos de crimes, inclusive brasileiros, para justificar sua política de deportação.

Nos últimos 30 dias, as redes sociais do serviço norte-americano de imigração (ICE) têm sido tomadas por fotos de prisões de imigrantes de diversas nacionalidades. Ao menos dois brasileiros aparecem entre eles.

A prisão de ambos ocorreu em Massachusetts, Estado com grande comunidade de brasileiros. Um deles recebeu a acusação de estupro, enquanto o outro responde por agressão e associação a uma gangue.

Nesta quarta-feira, 26, o vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Kush Desai, disparou um e-mail reforçando a ofensiva de Trump contra cartéis e criminosos estrangeiros.

“A administração Trump continuará focada em colocar nossos próprios cidadãos em primeiro lugar, deportando em massa estupradores, assassinos e outros criminosos migrantes ilegais das comunidades norte-americanas”, diz um trecho da mensagem.

Quem são os brasileiros detidos pelo governo Trump

O e-mail destaca a prisão do brasileiro Caio Vitor Guimarães Silva, ocorrida em em 3 de fevereiro em Bellingham (Massachusetts). A detenção teve o apoio do escritório federal de apreensões de drogas. Segundo Patricia H. Hyde, diretora interina do ICE em Boston, ele representava “um perigo significativo” para os moradores da região.

De acordo com informações do ICE, Guimarães entrou legalmente nos EUA em 2017, mas permaneceu no país depois o vencimento do visto. Ele já tinha uma condenação por agressão e lesão corporal e cumpriu 90 dias de prisão antes da liberação.

O outro brasileiro é Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos. A prisão ocorreu em 21 de janeiro em Falmouth, também em Massachusetts, por estupro.

“Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos é acusado de vitimizar horrivelmente um residente de Massachusetts e representa uma ameaça significativa para os residentes de nossas comunidades”, disse Hyde em nota divulgada pela instituição.

Dos Santos havia entrado ilegalmente nos EUA pela fronteira com o México e já tinha uma ordem de detenção emitida pelo ICE. Depois da captura, ele ficou sob a tutela das autoridades de imigração.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui