segunda-feira, julho 1, 2024
InícioInternacionalTrump culpa Biden por guerras na Ucrânia e em Gaza

Trump culpa Biden por guerras na Ucrânia e em Gaza

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, na noite desta quinta-feira, 27, que as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza não teriam nem começado caso ele permanecesse no comando da Casa Branca. Em outras palavras, ele acusou o seu sucessor no cargo, Joe Biden, pelos conflitos que seguem ativos no leste da Europa e no Oriente Médio.

“Eu jamais permitiria que Israel fosse invadido”, disse Trump, durante o debate contra Biden que ocorre na sede do canal de TV CNN, em Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia.

Em relação à guerra na Ucrânia, o representante do Partido Republicano na disputa pela Presidência dos EUA afirmou que faltou Biden, do Partido Democrata, dialogar com as partes envolvidas. No caso, Trump afirmou que negociaria com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes de as tropas de Moscou invadirem o território ucraniano.

De acordo com Trump, no entanto, Biden falhou nessa tarefa. Assim como, na visão dele, não teve a competência para conseguir proteger Israel do grupo terrorista Hamas.

Ao menos em um aspecto, os dois candidatos à Presidência dos EUA concordaram. Cada um garantiu que, caso vença a disputa eleitoral programada para novembro, dará apoio militar e financeiro aos israelenses na luta contra terroristas.

As guerras citadas no debate entre Biden e Trump

Soldados das Forças de Defesa de Israel em posição de combate frente a um prédio com terroristas do Hamas
Soldados israelenses em campo de batalha na Faixa de Gaza. País luta contra o grupo terrorista Hamas | Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel

A guerra na Ucrânia se iniciou em 24 de fevereiro de 2022, quando tropas da Rússia invadiram o país vizinho. O conflito permanece ativo até hoje, mesmo diante de sanções econômicas impostas pelos EUA e pela União Europeia contra os russos. Putin aliás, anexou — contra o entendimento da Organização das Nações Unidas — províncias localizadas no leste da Ucrânia.

Leia mais

Também ativa até hoje, a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza se deflagrou quando os extremistas islâmicos invadiram o sul israelense para matar, estuprar e sequestrar centenas de civis. O crime ocorreu em 7 de outubro de 2023. Atualmente, mais de cem pessoas permanecem como reféns.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui