O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai assinar uma ordem executiva nesta segunda-feira, 12, para reduzir significativamente os preços dos medicamentos prescritos. A redução prevista varia de 30% a 80% em relação aos valores atuais.
Trump divulgou a nova política na plataforma Truth Social. Ele destacou que a estratégia busca igualar o preço dos medicamentos nos EUA ao menor valor encontrado internacionalmente. No entanto, não forneceu detalhes sobre a implementação dessa medida.
Objetivos e justificativas da nova política de Trump

O presidente norte-americano afirmou que os altos preços nos EUA resultam de custos de pesquisa e lobby das indústrias farmacêuticas. Trump argumentou que a medida visa a contrariar o que os democratas defendem, prevendo que outros países poderão aumentar seus preços para equilibrar a diferença.
O republicano destacou, ainda, que a iniciativa vai permitir que os EUA paguem o mesmo preço que o país onde o medicamento custa menos e prometeu uma economia significativa para o sistema de saúde dos Estados Unidos.
Ele também mencionou que a política trará “justiça à América” ao reduzir os gastos com saúde.
Segundo Trump, a política trará “justiça à América”, ao reduzir os gastos com saúde, além de um resultado de economia de trilhões de dólares para os cofres públicos do país.
Confira a nota na íntegra
“Por muitos anos, o mundo se perguntou por que os medicamentos prescritos e os produtos farmacêuticos nos Estados Unidos eram TÃO MAIS CAROS DO QUE EM QUALQUER OUTRO PAÍS, ÀS VEZES CINCO A DEZ VEZES MAIS CAROS DO QUE O MESMO MEDICAMENTO, FABRICADO EXATAMENTE NO MESMO LABORATÓRIO OU FÁBRICA, PELA MESMA EMPRESA??? Sempre foi difícil explicar e muito constrangedor, porque, na verdade, não havia uma resposta correta ou legítima. As empresas farmacêuticas diziam, durante anos, que eram custos de pesquisa e desenvolvimento, e que todos esses custos eram, e seriam, sem nenhum motivo, arcados SOMENTE pelos ‘otários’ da América. Contribuições de campanha podem fazer maravilhas, mas não comigo, e não com o Partido Republicano. Vamos fazer a coisa certa, algo contra o que os democratas lutam há muitos anos. Portanto, tenho o prazer de anunciar que amanhã de manhã, na Casa Branca, às 9h, assinarei uma das Ordens Executivas mais importantes da história do nosso país. Os preços de medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos serão REDUZIDOS, quase imediatamente, de 30% a 80%. Eles aumentarão em todo o mundo para equalizar e, pela primeira vez em muitos anos, trazer JUSTIÇA À AMÉRICA! Eu instituirei uma POLÍTICA DE NAÇÃO MAIS FAVORECIDA, pela qual os Estados Unidos pagarão o mesmo preço que a nação que paga o menor preço em qualquer lugar do mundo. Nosso país finalmente será tratado de forma justa, e os custos com saúde de nossos cidadãos serão reduzidos em valores nunca antes imaginados. Além disso, além de tudo, os Estados Unidos economizarão TRILHÕES DE DÓLARES. Obrigado pela sua atenção a este assunto. FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”