sexta-feira, março 28, 2025
InícioCiência e tecnologiaTrump anuncia fabricação de caça militar "mais letal já criado"

Trump anuncia fabricação de caça militar “mais letal já criado”

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, em coletiva no Salão Oval da Casa Branca na sexta-feira (21), um acordo bilionário com a Boeing para a construção do F-47, caça militar “mais letal já criado” (nas palavras dele). O nome é em homenagem ao próprio Trump, que é o 47º presidente do país.

Detalhes sobre a aeronave não foram revelados e são considerados segredo de estado. O objetivo é preparar o exército estadunidense para possíveis confrontos com a China e Rússia.

Anúncio foi feito por Donald Trump no Salão Oval, sala de coletivas e reuniões da Casa Branca (Imagem: Chiarascura/Shutterstock)

Trump anunciou caça militar letal

De acordo com agência de notícias Reuters, o desenvolvimento e fabricação da aeronave ficarão com a Boeing, após um acordo de mais de US$ 20 bilhões (mais de R$ 100 bilhões). Os detalhes financeiros não foram detalhados, com Trump dizendo apenas que o governo encomendou um “grande pedido”.

O presidente descreveu o caça como o “mais letal já criado” e “praticamente invisível” aos radares. Além disso, afirmou que “os inimigos da América nunca o verão chegando”.

Espero que não precisemos usar o avião para esse fim, mas é importante ter uma aeronave como essa. Se isso algum dia acontecer, eles não saberão o que diabo os atingiu.

Donald Trump, em entrevista no Salão Oval

A aeronave F-47, batizada em homenagem a Trump, fará parte do programa de Dominância Aérea de Nova Geração (NGAD, na sigla em inglês).

Ao contrário do caça militar anteriores, da Lockheed Martin, próxima aeronave será em parceria com a Boeing (Imagem: VDB Photos/Shutterstock)

Como será o F-47?

Informações relacionadas ao NGAD estão protegidas pelas leis de segurança do país. Além do que Trump revelou na coletiva no Salão Oval, não há detalhes sobre o F-47. Design e ficha técnica da aeronave são considerados segredo de segurança estado.

O secretário do Departamento de Defesa Pete Hegseth também estava na coletiva e falou sobre a novidade

Agora temos o F-47, que envia uma mensagem muito direta e clara aos nossos aliados de que não vamos a lugar nenhum… e aos nossos inimigos, de que podemos e seremos capazes de projetar poder ao redor do mundo, sem impedimentos, por gerações vindouras.

Pete Hegseth, secretário do Departamento de Defesa e membro da administração Trump

Já em nota, a Força Aérea dos EUA disse que o F-47 será ponto central do NGAD, com tecnologias de “furtividade de próxima geração, fusão de sensores e capacidades de ataque de longo alcance, a fim de enfrentar os adversários mais sofisticados em ambientes contestados”. A nave será tripulada, mas também pode operar em conjunto com drones.

f-35
Caça F-35B é o mais moderno dos EUA atualmente (Imagem: Michael Fitzsimmons / Shutterstock.com)

EUA têm outro caça militar moderno

  • Atualmente, o caça militar mais moderno dos EUA é o F-35. O modelo é fabricado em conjunto com a Lockheed Martin e está em operação desde 2015. O Olhar Digital deu detalhes sobre essa aeronave aqui;
  • O Exército também conta com o F-22, fabricada há 20 anos, também em conjunto com a Lockheed Martin;
  • Este foi o primeiro caça de quinta geração a entrar em serviço, a fim de manter a superioridade dos Estados Unidos nos céus. Ele também pode realizar ataques ao solo.


Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui