Uma pesquisa divulgada, nesta quarta-feira, 3, pelo jornal The New York Times (NYT), revelou que a vantagem de Donald Trump em relação a Joe Biden aumentou, depois do primeiro debate presidencial dos Estados Unidos. O levantamento é do instituto Siena.
De acordo com a pesquisa, agora, o ex-presidente Trump tem 49% das intenções de voto, contra 43% do atual chefe da Casa Branca. Em relação à semana que antecedeu o debate do dia 27 de junho, Trump aumentou a vantagem.
No cenário em que o instituto ouviu apenas eleitores registrados, o republicano tem os mesmos 49%, mas contra 41% do democrata. Nos Estados Unidos, os eleitores precisam de um registro prévio para estarem aptos a votar. Ao todo, de 28 de junho a 2 de junho, a pesquisa ouviu 1,5 mil eleitores registrados.
Ainda conforme divulgação do jornal norte-americano, antes do debate, Trump aparecia com 48% das intenções de voto, contra 44% de Biden, em pesquisa do mesmo instituto, o Siena. A eleição dos Estados Unidos ocorre no dia 5 de novembro.
O fraco desempenho de Joe Biden no debate contra Trump levantou dúvidas em sua campanha
Realizado na última quinta-feira, 27, o debate organizado pelo canal de TV CNN reuniu os dois principais candidatos à Presidência dos EUA, o presidente Joe Biden, de 81 anos, e o ex-presidente Donald Trump, de 78.
Durante a troca de ideias, Biden congelou e cometeu diversos deslizes. Seus desafios incluíram perder a linha de raciocínio, fazer declarações imprecisas e aparentar confusão em diversos temas.
A falta de aptidão mental de Biden, demonstrada em dezenas de situações públicas nos últimos anos, ficou evidente no embate com Donald Trump. O próprio presidente admitiu, posteriormente, o desempenho ruim, em comício.
“Sei que não ando tão rápido como antes, apesar de ter apenas”, disse Biden. “Não falo tão bem como antes. Eu não debato tão bem como no passado. Mas aqui está o que eu sei: sei como dizer a verdade. Sei o certo do errado, sei como fazer esse trabalho e sei como fazer as coisas. Eu sei, como milhões de americanos sabem, que quando você é derrubado, você se levanta.”
Segundo o NYT, Biden teria dito a aliados que avalia uma possível desistência da corrida eleitoral. Nesta quarta-feira, 3, no entanto, o presidente dos EUA afirmou que não está pensando em abandonar a candidatura. Apenas ele pode decidir pelo abandono.
“Estou concorrendo e sou o líder do Partido Democrata”, disse Biden. “Ninguém vai me forçar a sair.”