O cantor e compositor Tom Zé, 87, está internado em São Paulo. A informação foi confirmada à CNN pela esposa, empresária e assessora do músico, Neusa Martins.
Com sintomas gripais, Tom Zé foi ao Hospital da Beneficência Portuguesa na capital paulista para realizar exames. Ainda não há informações sobre o diagnóstico do cantor.
Segundo Neusa, a previsão é que Tom Zé tenha alta já na próxima terça-feira (27). “Ele quer ir pra casa trabalhar e se tratar”, disse.
Tom Zé é considerado um dos pais do movimento Tropicália, que moldou a música brasileira como conhecemos hoje. Junto com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Gal Costa, lançou o disco “Tropicália Ou Panis Et Circenses” em 1968.
O álbum veio após o movimento já ter aparecido na terceira edição do Festival da Música Popular Brasileira, em 1967.
O primeiro álbum solo de Tom Zé veio em 1968, com “Grande Liquidação”. Seu último disco lançado até o momento é “Língua Brasileira”, de 2022.
Com uma carreira de sucessos na MPB, as músicas mais conhecidas de Tom Zé são “Tô”, “Va (Menina Amanhã de Manhã)”, “Jimmy, Renda-Se”, “Happy End”, “Augusta, Angélica e Consolação” e “Xiquexique”.
Em 2022, Tom Zé deu uma entrevista à CNN para falar sobre sua amizade e parceria musical com Gal Costa. Gal morreu em novembro de 2022.
Chico Buarque 80 anos: relembre seus prêmios na música e na literatura