sábado, janeiro 18, 2025
InícioDestaqueTroca de elogios entre Lula e Pacheco indica cargo em ministério

Troca de elogios entre Lula e Pacheco indica cargo em ministério

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), trocaram elogios publicamente.

Os gestos e as falas seriam sinais de que o parlamentar, que deixará em breve a Presidência do Senado, pode ser indicado para assumir um ministério. As pastas que o Executivo cogita para Pacheco são Justiça, Relações Exteriores ou Minas e Energia.

Segundo o portal Poder360, aliados de Lula viram os elogios como uma indicação da possível integração do senador ao governo. O governo planeja uma reforma ministerial em 2025 para acomodar melhor partidos do Centrão.

A troca de elogios entre Lula e Pacheco

Em seu discurso, Pacheco destacou a “honra” de empossar Lula em 1º de janeiro de 2023. Também chamou a posse de uma “festividade memorável de coroamento da preservação da democracia”.

O senador mencionou uma diferença entre os que “plantam desinformação” e os que “trabalham pelo país”. A fala soou como uma crítica à oposição ao governo. Pacheco ainda afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é “extraordinário”.

plenário senado
O plenário do Senado Federal | Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Lula retribuiu as gentilezas e disse que seria inimaginável um petista elogiar Pacheco, em menção ao relator da Reforma Tributária na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Para o presidente, isso ocorreu em razão do respeito conquistado pelo senador.

O PSD e o União Brasil, partidos aliados, expressaram insatisfação com sua representação na Esplanada dos Ministérios. Em troca de apoio às medidas propostas por Lula, as siglas exigiram mais espaço ministerial.

O presidente convocou a primeira reunião ministerial do ano para a próxima segunda-feira, 20. Apesar disso, espera-se que ele anuncie as trocas só depois do Carnaval, em março.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui