sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioInternacionalTripulação da SpaceX realiza primeira caminhada espacial privada

Tripulação da SpaceX realiza primeira caminhada espacial privada

Dois tripulantes do programa Polaris Dawn, da SpaceX, realizaram uma caminhada no espaço na manhã desta quinta-feira, 12.

Essa missão marca um momento histórico, pois é a primeira vez que uma empresa privada leva civis para uma caminhada espacial.

O bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem, foi o primeiro a sair da nave Crew Dragon e flutuar no espaço, às 7h52 (horário de Brasília). Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, engenheira de operações espaciais da SpaceX, fazer o mesmo.

Depois de alguns minutos fora da nave, ambos retornaram à cabine por volta das 8h19. Durante a caminhada espacial, eles sobrevoaram uma área entre a Austrália e a Antártida, a aproximadamente 700 km de altitude, conforme informou a empresa.

O foguete Falcon 9, da SpaceX | Foto: Reprodução/Redes sociais
O foguete Falcon 9, da SpaceX | Foto: Reprodução/Redes sociais

“Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”, afirmou Isaacman, ao sair da nave espacial.

Os quatro passageiros estão no espaço desde a terça-feira 10, depois de serem lançados do Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida, EUA. 

A decolagem do foguete Falcon 9 com a Crew Dragon foi realizada depois de dois adiamentos no fim de agosto, em virtude de previsões meteorológicas desfavoráveis. A missão está programada para durar cinco dias, com o retorno à Terra agendado para o próximo sábado, 14.

Embora a caminhada espacial estivesse marcada para começar às 3h23 desta quinta-feira, a SpaceX alterou o horário de início da preparação para as 5h55, ainda na madrugada, sem fornecer um motivo específico. 

SpaceX desenvolveu trajes específicos para a viagem

Para a experiência, a Crew Dragon foi despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. A SpaceX desenvolveu trajes especiais especificamente para esta missão.

Enquanto dois turistas espaciais saíram amarrados a um equipamento de oxigênio, os outros dois passageiros permaneceram na cabine. Os trajes usados para atividades extraveiculares (EVA) foram fabricados com materiais dos foguetes da SpaceX e incluem um visor e uma câmera de última geração no capacete.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui