Ela tem apenas 17 anos, mas Quan Hongchan acabou de renovar seu título de campeã olímpica na final da plataforma de 10m dos saltos ornamentais feminino, nesta terça-feira (6). No total, ela tem três medalhas de ouro na curta carreira.
A atleta chinesa acertou um mergulho perfeito, com três mortais e meio, que valeu 90 pontos, e superou a compatriota a Chen Yuxi — veja o quadro de medalhas atualizado.
Após uma medalha de ouro em Tóquio 2020 e duas em Paris 2024, a adolescente tinha questões mais urgentes para lidar após a vitória histórica no Centro Aquático de Saint-Denis.
“Estou faminta”, ela respondeu quando perguntada sobre o que sentia após a final desta terça. “Vamos pegar algo para comer. Eu comi às 8h da manhã, uma barra energética, voltei a dormir, acordei às 11h, tomei um pouco de chá de leite. Foi tudo o que comi”.
Ela venceu a primeira medalha de ouro na mesma final há três anos, em Tóquio, quando tinha apenas 14 anos.
“Eu passei por três anos que foram muito difíceis”, disse Quan. “Eu passei por cima de muitas coisas. Se eu listasse, nunca conseguiria terminar. Eu estou muito feliz por ter ganhado esse ouro”.
Ela venceu a competição apesar de uma noite de sono aparentemente incomum.
“Eu estava dormindo sentada ao lado da minha cama. Acordei sentada ao lado dela. Eu estava sonhando em cair, mas não de um jeito ruim.”
Na final da plataforma de 10m dos saltos ornamentais femininos feminino, Kim Mi-rae, da Coreia do Norte, ficou com a medalha de bronze, mas não chegou nem perto da dupla chinesa, que terminou nas exatas mesmas posições em Tóquio, três anos atrás.