sábado, setembro 21, 2024
InícioInternacionalTribunal Supremo da Venezuela não vai divulgar atas eleitorais 

Tribunal Supremo da Venezuela não vai divulgar atas eleitorais 

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela não vai divulgar as atas das eleições de 28 de julho. Nesta nesta quinta-feira, 22, o órgão comandado pelo regime chavista confirmou, sem apresentar provas, a reeleição do ditador Nicolás Maduro.

O TSJ também anunciou que o candidato da oposição, Edmundo González poderá ser sofrer sanções por desacato, caso não compareça às etapas do processo de investigação. González reivindica 70% dos votos no pleito presidencial.

Decisão do TSJ e possível sanção ao candidato da oposição

A presidente da Corte, Caryslia Rodriguez, comunicou a decisão depois de receber documentos eleitorais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão ligado a Maduro, em 5 de agosto para investigação. De acordo com ela, o pleito teve “respaldo pelos registros que as máquinas emitiram e total coincidência com os bancos de dados”.

“Esta câmara declara, com base na perícia realizada e no relatório elaborado por peritos nacionais e internacionais, de forma inquestionável, a validade do material eleitoral examinado e valida os resultados das eleições presidenciais”, declarou a presidente do tribunal.

Veja neste vídeo o veredito da presidente da Corte venezuelana sobre a reeleição de Nicolás Maduro:

Frustração da oposição e da comunidade internacional

A resolução do TSJ frustrou diversos setores, incluindo a oposição venezuelana e a comunidade internacional, que pediam maior clareza e a divulgação das atas para verificação independente dos resultados.

Liderada por Maria Corina Machado, a oposição alega que as atas indicam ampla vitória do candidato Edmundo González contra Maduro.

Observação dos órgãos internacionais

Observadores internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Centro Carter apoiaram as alegações da oposição. Elas atestam que houve fraude no resultado do CNE.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui