sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioInternacionalTribunal russo decreta prisão de Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny

Tribunal russo decreta prisão de Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny

Um tribunal russo decretou a prisão de Yulia Navalnaya, viúva do opositor Alexei Navalny, por participação em uma associação extremista. A Corte anunciou a decisão nesta terça-feira, 9.

A ordem de prisão foi emitida por um período de dois meses, a ser cumprido caso Navalnaya seja extraditada ou detida na Rússia.

Aos 47 anos, a viúva de Navalny acusa o Kremlin de ser responsável pela morte do opositor. “Vladimir Putin é um assassino e um criminoso de guerra”, disse Navalnaya, em comunicado. “Seu lugar é na prisão.”

Leonid Volkov, ex-chefe de gabinete de Navalny, afirmou no Twitter/X que o mandado de prisão reconhece a determinação de Yulia.

Desde a morte de Alexei Navalny, Yulia se reuniu com líderes mundiais, incluindo Joe Biden, e convocou protestos durante eleições na Rússia.

A morte de Navalny

Navalny morreu em 16 de fevereiro, enquanto cumpria uma sentença de 19 anos na penitenciária IK-3 em Kharp. As autoridades alegam que ele teve um colapso depois de uma caminhada, mas a oposição acusa o Kremlin de estar por trás de sua morte.

O opositor foi preso ao retornar à Rússia em janeiro de 2021, vindo da Alemanha, onde se recuperava de um envenenamento que atribuiu ao Kremlin. Sua morte ocorreu um mês antes das eleições presidenciais de 17 de março, nas quais Putin era o favorito.

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui