sexta-feira, fevereiro 7, 2025
InícioGeralTrês Corações (MG) quer retirar homenagens a Pelé na cidade

Três Corações (MG) quer retirar homenagens a Pelé na cidade

A Câmara Municipal de Três Corações (MG), cidade natal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, está envolta em polêmica. Um projeto de lei sugere a remoção do nome do ex-jogador de três locais públicos. A iniciativa é do vereador Ricardo Ferreira (Avante).

O parlamentar propõe que o estádio do Clube Atlético Tricordiano, onde Dondinho, pai de Pelé, jogou, volte a ter o nome original. Além disso, o ginásio municipal e uma das principais avenidas da cidade também devem trocar de nome. Atualmente, o projeto está em discussão na Comissão de Justiça da Câmara.

O vereador argumenta que as homenagens ao ex-jogador ofuscam a história local. Ele sugere que o Estádio Rei Pelé volte a se chamar Elias Arbex, em homenagem a um antigo prefeito. O ginásio Pelezão seria renomeado para Vilelão, em homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado estadual Aílton Parnaíba Vilela.

Estátua de Pelé em Três Corações | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Estátua de Pelé em Três Corações | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Além disso, a Avenida Rei Pelé poderia voltar a se chamar Avenida Ricardo Azeredo. Inicialmente, o projeto incluía a Praça Pelé. O vereador sugeriu que o local voltasse a se chamar Coronel José Martins, mas essa parte foi retirada antes da apresentação formal à Comissão de Justiça.

Presidente da Câmara é contra o projeto

Em defesa da manutenção dos nomes atuais, o presidente da Câmara, Wesley Michel Rezende Dardaque (Podemos), manifestou oposição ao projeto.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé | Foto: Reprodução/Redes sociais
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé | Foto: Reprodução/Redes sociais

“Ferreira mencionou, no começo do ano, que tinha interesse em apresentar o projeto”, afirmou Dardaque, ao jornal Folha de S.Paulo. “Eu disse que não concordava. Não falo pela Câmara. Entretanto, como vereador, vou me posicionar contra.”

Dardaque e outros vereadores argumentam que as homenagens ao ex-atleta são uma forma justa de reconhecer a importância do jogador para a cidade e para o esporte mundial.

Homenagens a Pelé devem ser mantidas, defende pesquisador

Pesquisador da trajetória do ex-jogador, Fernando Ortiz foi convidado pelo presidente da Câmara para argumentar contra o projeto. Ele, contudo, declarou que não pretende fazer uma apresentação formal, mas escreverá uma carta para explicar por que considera inadmissível a remoção das homenagens a Pelé. 

Ortiz foi um dos responsáveis pela transformação da casa onde Pelé viveu na infância em um ponto turístico.

A casa, que atualmente atrai cerca de 300 visitantes por dia, destaca a importância de Pelé para Três Corações. Entre os defensores do projeto, a justificativa é que a história de outras personalidades locais também merece ser preservada e reconhecida.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui