Tudo sobre Elon Musk
Há mais de uma década, em 2013, o bilionário Elon Musk lançou um documento técnico com um conceito até então inovador: o Hyperloop, veículo de alta velocidade que viaja em tubos selados a vácuo por meio de deslize por levitação magnética. É uma espécie de trem-bala – só que a vácuo e muito mais rápido.
As notícias sobre o Hyperloop desaceleraram nos últimos anos, mas a ideia não foi descartada. Uma instalação da escola técnica suíça EPFL, inclusive, está testando o transporte e já conseguiu resultados impressionantes.
Trem-bala a vácuo Hyperloop ainda é um conceito
A ideia de Elon Musk previa que o Hyperloop eliminasse a resistência do ar e escapasse do trânsito das ruas, podendo chegar a 1.200 km/h. Para se ter uma ideia, o trem-bala tradicional mais rápido até agora atinge velocidade máxima de 600 km/h.
Na prática, no entanto, o transporte ainda não alcançou esse resultado. Os testes atuais são da EPFL, na Suíça, por meio de um projeto chamado LIMITLESS, sigla para “Linear Induction Motor Drive for Traction and Levitation in Sustainable Hyperloop Systems” (“Acionamento de motor de indução linear para tração e levitação em sistemas Hyperloop sustentáveis”, na tradução literal).
A versão que entrou em testes na Europa é em escala 1:12 de um Hyperloop real, com tubo de apenas 40 centímetros de diâmetro e circunferência de pista de 125,6 metros.
Como estão os testes do trem-bala até agora?
- Segundo o New Atlas, 82 testes já foram conduzidos com o trem-bala a vácuo até agora, a uma pressão de 50 milibares;
- No teste mais longo, o Hyperloop percorreu 11,8 km de distância. No mais rápido, chegou a 40,7 km/h;
- Isso pode parecer pouco, mas, se levarmos em conta o veículo em seu tamanho real, a distância proporcional seria de 141,6 km com velocidade de 488,2 km/h.
O resultado não chega nem perto do conceito proposto por Elon Musk há mais de dez anos, mas quebrou o recorde de jornada mais longa de cápsula a vácuo – e pode trazer esperança para o futuro desse transporte.