A China apresentou um modelo de “trem-bala” (de alta velocidade) da próxima geração. Segundo o país, o veículo pode se tornar o mais rápido do mundo.
O CR450, protótipo exibido em Pequim no último dia 29 de dezembro, alcançou velocidades de teste de até 450 quilômetros por hora e uma velocidade operacional de 400 quilômetros por hora, conforme o Ministério dos Transportes da China.
Quando entrar em operação comercial, poderá ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo, superando o modelo CR400, que estreou em 2017 e opera a 350 quilômetros por hora.
O protótipo mais recente do CR450 recebeu elogios dos seus desenvolvedores — CRRC Changchun Railway Vehicles e CRRC Sifang Co., Ltd. — por sua excelência em velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem.
Ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas exigências de operação comercial, conforme informou o China Daily, jornal estatal.
Testes adicionais de linha e ajustes ainda são necessários para garantir que ele cumpra todos os padrões necessários para a operação comercial, segundo o China State Railway Group.
Na última década, a China se tornou uma líder incontestável no desenvolvimento ferroviário, construindo milhares de quilômetros de novas linhas que alcançam quase todos os cantos do país.
A rede ferroviária do país cobre mais de 160 mil quilômetros, incluindo mais de 46 mil quilômetros de linhas de alta velocidade, segundo o ministério de transportes da China.
Os trens de alta velocidade têm sido uma alternativa eficaz ao transporte aéreo em viagens de até 1.100 quilômetros, conectando pessoas entre grandes cidades e áreas rurais com facilidade e conforto.
Desde os anos 1980, centenas de bilhões de dólares foram investidos em novas ferrovias de alta velocidade e alta capacidade na Europa e na Ásia, com o Japão e seu Shinkansen e a França com o TGV como pioneiros.
Caledonian Sleeper: como é fazer viagem noturna de trem pela Escócia