Devido à qualidade da água, um treino de familiarização para o treino de triatlo no rio Sena precisou ser cancelado na manhã deste domingo, 28. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a mudança foi decorrente das recentes chuvas na capital francesa.
“Os testes que realizamos nos sábado, 27, no Sena revelaram níveis de qualidade da água que, na visão da federação internacional, World Triathlon, não davam garantias suficientes para permitir a realização da prova”, declarou o COI.
O rio Sena passa por um processo de despoluição, o que é visto como um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos.
Reunião emergencial decide pelo cancelamento do treino de triatlo
Representantes da federação de triatlo decidiram cancelar o treino, que iria acontecer às horas (3 horas em Brasília), após reunião, na manhã deste domingo, 28. Delegados e médicos, além da prefeitura local, tomaram juntos essa resolução. O comitê reiterou que a prioridade é a saúde dos atletas.
As provas individuais de triatlo estão programadas para acontecer na próxima terça-feira, 30 (masculino), e na quarta-feira 31 (feminino). Já o revezamento misto está marcado para o dia 5 de agosto.
De acordo com o COI, os organizadores estão “confiantes” de que a qualidade das águas do Sena voltará a ficar adequada. “Esperamos que esteja, em breve, abaixo dos limites antes do início das competições de triatlo”.
Possíveis mudanças nos locais e formatos das provas
Além do adiamento das atividades, a transferência das provas para o Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, que vai receber o remo e a canoagem, é uma possibilidade para a maratona aquática.
No caso do triatlo, ele pode virar um duatlo, com apenas ciclismo e corrida, conforme permitido pelo regulamento.