O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) retoma nesta segunda-feira, 8, o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Ele é investigado por suposto abuso de poder econômico e caixa dois nas eleições de 2022.
O placar do julgamento está em 1 a 1. O debate do caso será retomado com o voto da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani. As ações contra Moro foram protocoladas pelos partidos PT e PL.
A expectativa é que o julgamento seja concluído ainda nesta segunda, 8, vez que já há posicionamentos tanto contra como a favor de Moro. Caso a discussão se estenda, foi reservada a sessão da próxima quarta-feira, 10.
Assim como nas sessões anteriores, o TRE-PR vai transmitir ao vivo, por meio de seu canal no YouTube, o julgamento do caso de Moro. A sessão desta segunda-feira terá início às 14h.
O caso ainda pode aportar no Tribunal Superior Eleitoral, em grau de recurso. O TRE-PR estima que, em tal hipótese, os autos sejam remetidos à Corte Superior em maio.
Quem falta votar no julgamento de Moro
Depois de Cláudia Cristina, os seguintes desembargadores vão votar:
- Julio Jacob Junior;
- Anderson Ricardo Fogaça;
- Guilherme Frederico Hernandes Denz; e
- Sigurd Roberto Bengtsson;
Bengtsson é o presidente do TRE-PR. Usualmente, só vota em julgamentos quando há empate e dá o voto de minerva. No caso de Moro, no entanto, ele vai se manifestar em razão de o processo envolver pedido de cassação do mandato de um senador.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado