A Coordenadoria da Juventude (Cojuv) do Estado do Piauí deu um importante passo rumo à transformação digital com o lançamento de seu novo site, desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI). A plataforma oferece um canal de comunicação centralizado e moderno para facilitar o acesso dos jovens piauienses a serviços essenciais e projetos da Coordenadoria.
O site reúne diversos serviços, como a emissão da Carteira de Identificação Nacional e do ID Jovem, documentos fundamentais para garantir os direitos e benefícios dos jovens. Além disso, a plataforma também hospeda a escola digital co.liga, que disponibiliza cursos gratuitos voltados à economia criativa, promovendo o desenvolvimento de habilidades e capacitação para o mercado de trabalho.
Outro ponto de destaque é a visibilidade dada às campanhas da Cojuv, fundamentais para engajar e apoiar os jovens em várias esferas. O site traz informações sobre o Projeto Voz e Vez, o Plano Estadual da Juventude 2024-2034, a Campanha Saúde Mental das Juventudes, e a Caravana Juventude Negra Viva, entre outros projetos que visam fortalecer a participação e inclusão da juventude.
Para o coordenador da Cojuv, Everton Calisto, o novo site representa um marco na aproximação entre a Coordenadoria e os jovens piauienses. “Estamos recebendo o novo site da Cojuv, onde estamos inserindo a coordenadoria no processo de transformação digital que o Piauí vem passando. Tornar o Piauí o estado mais digital do Brasil é um compromisso do governador Rafael Fonteles. E com isso estamos apresentando nossos serviços, programas e projetos para facilitar a comunicação entre o jovem e a coordenadoria,” afirma Calisto.
Segundo o coordenador, além dos serviços já mencionados, o site também abriga o diagnóstico da juventude, com dados e informações que auxiliam na formulação de políticas públicas voltadas aos jovens do estado. Com essa iniciativa, o Governo do Estado do Piauí fortalece o compromisso de transformar a comunicação e o acesso à informação, visando aproximar a população jovem e assegurar que seus direitos e necessidades sejam atendidos de forma digital e acessível.