terça-feira, agosto 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaTraje espacial inspirado em Duna transforma xixi em água potável

Traje espacial inspirado em Duna transforma xixi em água potável

Inspirados pelo universo de Duna, criado por Frank Herbert, cientistas da Weill Cornell Medicine e da Universidade Cornell desenvolveram um traje espacial capaz de filtrar urina, transformando o excremento dos astronautas em água potável.

As equipes de pesquisa e design de ambas as instituições publicaram um artigo sobre o traje espacial no periódico científico Frontiers.

Confira abaixo um resumo sobre o traje espacial que filtra urina:

  • Como funciona: O traje espacial tem um sistema de cateter externo baseado em vácuo, que leva a uma unidade de osmose reversa. Esse sistema é carregado nas costas dos astronautas e transforma a urina em água reutilizável, o que é vital para missões de longa duração no espaço;
  • Futuro do traje espacial: Ele foi projetado pensando nas futuras missões espaciais da NASA – por exemplo: a Artemis II e Artemis III, que envolvem voos orbitais e pousos no polo Sul da Lua. Os trajes também poderiam ser usados em missões tripuladas a Marte no início da década de 2030;
  • Atualmente, na NASA…: A agência espacial não adotou este novo design de traje para suas missões programadas. Outros designs de trajes espaciais já foram aprovados para missões lunares em colaboração com a Axiom Space.
  • Possível (?) integração no futuro: Embora o traje espacial pensado pelos cientistas não tenha sido adotado oficialmente pela NASA, a incorporação do sistema de filtragem de urina nos trajes aprovados pela agência espacial é possível. E poderia ser uma adição valiosa.

De Duna para a realidade: os trajes espaciais que filtram urina

Traje desenvolvido pelos cientistas tem “mochila” que converte urina em água potável (Imagem: Arquivo pessoal)

No universo de Duna, os trajes capturam umidade e a transformam em água potável enquanto soldados navegam pelo mundo deserto de Arrakis. O traje desenvolvido pelos cientistas parte deste princípio, mas o aplica no xixi dos astronautas.

O traje tem um “cateter externo baseado em vácuo que leva a uma unidade de osmose reversa combinada”, que os astronautas carregam nas costas, explica a autora principal do estudo e membro da equipe de pesquisa, Sofia Etlin, num comunicado.

Os pesquisadores projetaram o traje com futuras missões espaciais da NASA em mente – por exemplo: Artemis II e Artemis III, que orbitarão a Lua e pousarão no polo Sul do satélite natural ao longo dos próximos dois anos.

Pensando mais além, os trajes espaciais que filtram xixi também podem ser usados para a missão espacial tripulada a Marte no começo da década de 2030.

Trajes espaciais que filtram xixi são promissores, mas…

O escudo térmico da Orion continua sendo investigado (Crédito: NASA)
Nave Orion levará astronautas à Lua na missão Artemis (Imagem: NASA)

Apesar do traje ter potencial de utilidade provavelmente bem-vindo por astronautas, é importante frisar dois pontos:

  1. Por ora, a NASA não adotou oficialmente o novo design de traje espacial da Weill Cornell Medicine e da Cornell University para suas próximas missões espaciais;
  2. No caso das missões lunares, a NASA e a Axiom Space já aprovaram um design de traje espacial – que não é o desenvolvido na pesquisa em questão.

Porém, a incorporação do sistema de filtragem de urina pensado pelos cientistas a trajes já chancelados pela NASA não é impossível. Os astronautas agradeceriam.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui