A missão Polaris Dawn da SpaceX deverá acontecer nos próximos meses e marcará a primeira caminhada espacial privada. Agora, um vídeo divulgado pela empresa mostrou o novo traje futurista que será usado pelos astronautas durante a viagem para o espaço.
Para quem tem pressa:
- Atualmente os trajes espaciais da SpaceX são apenas para atividades intraveiculares;
- Os novos equipamento sofreram diversas alterações para serem usados no ambiente espacial;
- Agora, ele permite maior mobilidade, é mais resistente e a viseira do capacete possui proteção contra o Sol.
Os trajes espaciais atuais são apenas para emergência
Quando pensamos em trajes espaciais, imaginamos macacões e capacetes, mas, na verdade, são muito mais que isso. Eles são como naves espaciais em formato de roupa, com tecnologias altamente sofisticadas.
A SpaceX já possui um traje espacial utilizado para atividades intraveiculares, mas eles são apenas para situações de emergências. Se a cápsula perder a pressão, a roupa é pressurizada para manter os astronautas vivos até que cheguem à Terra. O problema é que quando isso acontece, o macacão mal permite que o usuário se movimente.
Além disso, existem outros problemas: o material do macacão é pouco resistente e a viseira do capacete não protege contra a radiação solar.
No novo traje de Atividade Extraveicular (EVA) que será utilizado durante uma caminhada espacial de duas horas e a cerca de 700 quilômetros de altura, esses problemas foram resolvidos. A nova roupa é uma versão bem atualizada daquelas usadas em missões do programa Apollo e na Estação Espacial Internacional (ISS).
O novo traje espacial permite maior mobilidade aos astronautas, é mais resistente a danos e rasgos e mantém a temperatura confortável para os usuários. Além disso, o macacão conta com zíperes, válvulas e vedações redundantes para garantir maior segurança.
Quanto ao capacete, ele é impresso em 3D e sua viseira é revestida com óxido de cobre e índio que podem suportar a luz solar. Um head-up display e uma câmera também foram instalados nessa parte do traje e serão responsáveis por fornecer informações em tempo real sobre a pressão, umidade e temperatura da roupa.
Os testes de segurança e praticidades dos trajes serão feitos na missão Polaris Dawn, mas o destino final dele é muito mais distante: a Lua e Marte.