O Partido Trabalhista alcançou a maioria no Parlamento do Reino Unido nas eleições gerais da quinta-feira 4 e voltará ao poder depois de 14 anos. À 1h03 desta sexta-feira (pelo horário de Brasília), os trabalhistas alcançaram a marca de 326 cadeiras, que garante a maioria, segundo a apuração oficial.
O resultado levará o líder trabalhista Keir Starmer ao cargo de primeiro-ministro, como sucessor do conservador Rishi Sunak.
As projeções de boca de urna indicam que o Partido Trabalhista conquistará 410 dos 650 assentos do Parlamento britânico. Já o Partido Conservador deverá ficar com 131 cadeiras, no pior resultado em quase 200 anos de história da legenda.
Rishi Sunak admite derrota e parabeniza novo primeiro-ministro do Reino Unido
O primeiro-ministro em exercício, Rishi Sunak, reconheceu a derrota e telefonou para Starmer para parabenizá-lo pela vitória.
UK PM Rishi Sunak conceded defeat and congratulated Keir Starmer for being the next prime minister.
Keir Starmer 🇬🇧UK New Prime Minister.
Congratulations 👏👏#RishiSunak #UKElection2024 pic.twitter.com/XHQDr5x6in
— Mukesh Meena (@MukeshMeena0000) July 5, 2024
Keir Starmer comemorou a decisão em uma postagem no Twitter/X às 4h15 (horário de Brasília). Ele escreveu: “Dissemos que vamos parar o caos. E nós vamos. Dissemos que vamos virar a página. E nós vamos. O trabalho de mudança começa hoje.”
We said we will stop the chaos. And we will.
We said we will turn the page. And we have.
The work of change begins today. pic.twitter.com/nROZuPdxNj
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) July 5, 2024
Starmer é advogado, tem 61 anos e é responsável por uma guinada ao centro dos trabalhistas. Ele entrou na política em 2015 e se tornou líder do partido depois de atuar como secretário do Brexit. Ele herdou um partido em crise e trabalhou para reformá-lo.
Starmer é visto por apoiadores como um líder sério e de princípios, mas críticos afirmam que ele carece de carisma e ideias.
Como funciona a eleição parlamentar no Reino Unido
O Parlamento britânico tem 650 assentos, sendo necessários 326 para a maioria. O líder do partido com a maioria se torna primeiro-ministro e pode formar um governo.
Quando não há maioria, é possível governar como minoria ou formar uma coalizão, como fizeram Theresa May, em 2017, e David Cameron, em 2010. O rei Charles III tem um papel simbólico, aprovando a formação do governo e a dissolução do Parlamento.
Com o resultado oficial, Starmer deve assumir o cargo de novo primeiro-ministro ao meio-dia desta sexta-feira, 6.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado