sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaToyota pagará multa milionária por enganar clientes nos EUA

Toyota pagará multa milionária por enganar clientes nos EUA

A Toyota terá de pagar uma multa de US$ 60 milhões, quase R$ 300 milhões. A empresa foi condenada pelo Consumer Financial Protection Bureau, órgão dos Estados Unidos semelhante ao Procon, por enganar os clientes com a venda de produtos desnecessários e difíceis de cancelar.

Leia mais

Entenda as irregularidades cometidas

  • Segundo a denúncia, funcionários da Toyota Motor Credit, que oferece financiamentos para quem compram carros através de concessionárias da empresa, adicionaram produtos extras sem que fossem pedidos.
  • Além disso, tornaram excessivamente difícil para os consumidores cancelar esses serviços.
  • As autoridades dos EUA informaram que a Toyota Motor Credit orientava os clientes que quisessem cancelar os produtos a ligar para um telefone.
  • Nesse contato, no entanto, os atendentes ofereciam novos produtos e se esquivavam do pedido de cancelamento.
  • Quando a pessoa insistia, no entanto, diziam que a única maneira de cancelar o serviço era entrar com um pedido por escrito.
  • As informações são da NBC.
Toyota
(Imagem: OleksSH/Shutterstock)

Toyota não admitiu os erros

Mais de 118 mil clientes ligaram para esse telefone de 2016 a 2021 tentando cancelar serviços que não haviam contratado. Além da multa, a Toyota Motor Credit deverá facilitar o cancelamento de coberturas indesejadas pelos consumidores, aceitar cancelamentos de produtos online e monitorar os revendedores para garantir que eles não adicionem produtos sem consentimento.

Segundo o Consumer Financial Protection Bureau, os produtos incluídos de forma irregular foram: Proteção Patrimonial Garantida, um tipo de seguro que cobre a diferença entre o valor que o consumidor deve no empréstimo do automóvel e o que o seguro paga se o veículo for roubado, danificado ou totalizado; Cobertura de Vida Creditícia e Saúde Acidental, que cobre o saldo remanescente do empréstimo caso o mutuário venha a falecer ou ficar incapacitado; e contratos de prestação de serviços de veículos, que reembolsam os mutuários por peças e serviços além do que é coberto pela garantia do fabricante.

Esses produtos custam, em média, de US$ 700 a US$ 2.500 (de R$ 3.500 a R$ 12 mil). O órgão também disse que a Toyota deu informações falsas às agências de classificação, prejudicando as pontuações de crédito dos clientes.

A empresa não admitiu as irregularidades. A multa, de US$ 60 milhões, compreende US$ 32 milhões aos consumidores que não foram reembolsados, US$ 9,9 milhões aos que não conseguiram cancelar apólices, US$ 6 milhões para quem recebeu informações falsas e US$ 52 mil para os que receberam reembolsos imprecisos. Os US$ 12 milhões restantes deverão ser depositados pela fabricante de carros japonesa em um fundo criado para auxiliar as vítimas da agência responsável pelo financiamento dos carros da marca.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui