A Toyota e a Daimler Truck finalizaram uma fusão de R$ 35,5 bilhões entre suas divisões de veículos pesados no Japão. O objetivo é reagir à pressão crescente de concorrentes chineses, que avançam em tecnologias de eletrificação e direção autônoma.
A operação une a Hino Motors, da Toyota, à Mitsubishi Fuso, da Daimler Truck, e cria uma nova empresa no setor de veículos comerciais. Juntas, as empresas somam vendas anuais de mais de 200 mil veículos e ganham escala para investir em caminhões e ônibus movidos a hidrogênio.
A fusão também marca o fortalecimento da cooperação Japão−Alemanha no setor de hidrogênio. A nova holding deve ser listada no Japão e começar operações até abril de 2026.

O setor de veículos comerciais vive uma transição para motores elétricos e movidos a hidrogênio, além da direção autônoma. A China lidera esse movimento, o que pressiona fabricantes tradicionais a se adaptarem.
Toyota e Daimler Truck terão cada uma 25% da holding, mas a Toyota ficará com 19,9% dos direitos de voto. Segundo o banco Jefferies, o valor de mercado da nova empresa pode chegar a R$ 32 bilhões, com base em múltiplos de lucro.
Fusão da Toyota e Daimler Truck foi assinada em 2023
Quem vai comandar a nova empresa será é o CEO da Mitsubishi Fuso, Karl Deppen. O setor no Japão vai ficar entre dois grandes grupos: o novo consórcio e a Isuzu Motors.

A assinatura do acordo preliminar ocorreu em maio de 2023. A fusão atrasou depois de um escândalo de falsificação de dados na Hino, revelado em fevereiro de 2024. No começo de 2025, a Hino fechou um acordo de R$ 6,67 bilhões com autoridades dos EUA, registrou prejuízo recorde e destravou o processo.
Desde então, as duas empresas perderam participação de mercado, enquanto tarifas dos EUA sobre importações agravaram os desafios. A conclusão da fusão coincide com a operação de fechamento de capital da Toyota Industries, estimada em R$ 183,5 bilhões.
Como parte do novo acordo, a Hino transferirá à Toyota a planta de Hamura, onde se fabricam os modelos Hilux e Land Cruiser 250, por R$ 834 bilhões.