domingo, setembro 15, 2024
InícioGeralTorre de celular provocou interferência em Aeroporto de Guarulhos

Torre de celular provocou interferência em Aeroporto de Guarulhos

Uma torre de celular foi a origem dos sinais que afetaram os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A interferência provocou atrasos e cancelamentos de voos na última terça-feira, 3.

Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que o terminal registra problemas operacionais devido a problemas no funcionamento desse sistema, que serve como um GPS para os aviões.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, durante a manhã, foram detectados “sinais interferentes” que comprometeram o funcionamento do GNSS. À tarde, técnicos da agência localizaram e desativaram uma torre de celular, o que acabou com a interferência.

“A equipe de fiscais esteve em fase de atuação e buscas para localizar a fonte da interferência e assim solucionar o problema”, informou a estatal em nota. “Na tarde de hoje, os fiscais encontraram a fonte de interferência, uma torre de celular. Os fiscais desligaram a torre e fizeram testes de medição. A interferência foi cessada”.

Companhias aéreas enfrentaram atrasos e cancelamentos no Aeroporto de Guarulhos

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a GRU Airport confirmou que algumas companhias aéreas enfrentaram atrasos nas decolagens. Porém, os sistemas de navegação aérea voltaram a operar normalmente desde o início da tarde.

A Azul informou que cancelou, devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto de Guarulhos, os voos AD4826 (Guarulhos-Curitiba) e AD2818 (Curitiba-Guarulhos). Outros voos partiram com atraso.

“Os clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e terão reacomodação em outros voos da companhia”, disse a empresa.

A Gol Linhas Aéreas relatou “impactos pontuais” em suas operações na manhã de ontem devido à interferência no sistema GPS. A Latam informou que suas operações no terminal de Guarulhos já estavam normalizadas no começo da tarde.

“Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira, 3, devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da Latam”, disse a companhia.

Incidente similar na semana anterior

Torre de celular foi a causa de interferências em voos no Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos é afetado pro foram sinais de radiofrequência | Foto: Divulgação/Alesp

Na quinta-feira anterior, 29, uma falha similar no sistema de navegação resultou em atrasos e cancelamentos de voos. A Anatel apontou que as causas do problema foram sinais de radiofrequência, embora não tenha conseguido identificar a fonte na ocasião. A Força Aérea Brasileira precisou auxiliar nas investigações para tentar minimizar os impactos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui