Os torcedores do Olympique de Marseille foram proibidos de viajar para assistir ao duelo contra o Lyon no domingo (22), no Groupama Stadium, em Lyon, devido ao risco de confusão, inclusive com autoridades policiais, informou o Ministério do Interior francês nesta quinta-feira (19), citando casos anteriores de comportamento violento por parte de fãs como a razão por trás da decisão.
De acordo com o decreto, houve violência anterior contra policiais, enquanto os fãs também acenderam fogos de artifício, bombas de fumaça e explosivos que causaram ferimentos e danos materiais.
“Qualquer movimento individual ou coletivo, de qualquer natureza, de uma pessoa que se declare torcedora do Olympique de Marseille ou se comporte como tal é proibido de viajar entre os municípios do departamento de Bouches-du-Rhone e os municípios de Decines-Charpieu, Meyzieu e Lyon (Rhone). Esta medida estará em vigor da meia-noite de domingo (22) até a meia-noite de segunda-feira (23)”, diz a decisão.
O ministério também citou a disponibilidade reduzida de recursos após as maiores demandas de segurança impostas às autoridades policiais pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024, bem como os protestos em andamento por conta da agitação no Oriente Médio e do aumento das ameaças terroristas.
Os torcedores do Lyon foram proibidos de assistir a uma partida da Ligue 1 contra o Marselha em dezembro passado, enquanto na temporada passada houve muitos incidentes violentos no Campeonato Francês, inclusive em partidas entre os dois clubes, levando a prisões e proibições de ir ao estádio.