A violência entre torcedores transformaram as ruas do Recife (PE) em um cenário de guerra antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, neste domingo, 1º. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um homem sendo brutalmente espancado por mais de dez torcedores do Santa Cruz, que arrancaram suas roupas e o agrediram com socos e chutes enquanto ele estava no chão.
Um motociclista chegou a usar sua moto para atacar a vítima, que estava indefesa. As cenas de tumulto se espalharam pelo bairro da Torre, na zona norte da cidade, onde correria, fumaça e barulhos de fogos de artifício foram registrados.
Houve ainda saques a supermercados e lojas da área. Comerciantes em bairros como Madalena e Encruzilhada fecharam as portas em meio ao pânico.
Vítimas da briga de torcedores do Recife
De acordo com o Hospital da Restauração, unidade de saúde de referência no Estado de Pernambuco, 12 vítimas de agressão física deram entrada até o meio da tarde.
Veja mais imagens registradas por moradores da região:
SURREAL | Se observa como un torcedor exhausto intenta huir de sus rivales trepando un alambrado. Es atrapado y masacrado, mientras algunos intentan frenar los golpes, son más los que se suman al acto.
Sport Recif vs Santa Cruz pic.twitter.com/IiEGP7qGTw— Barra Brava Photos (@barrabravaphot) February 1, 2025
Mobilização policial e acompanhamento do governo do Estado
Em uma reunião na sede da Secretaria de Defesa Social, o governo estadual decidiu pela mobilização de 645 policiais para garantir a segurança durante o jogo, incluindo o Batalhão de Choque, Rádio Patrulha, Rocam e Cavalaria.
A governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) afirmou que está acompanhando o trabalho das forças de segurança. Ela vai se reunir com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público para tratar do caso.
Reações nas redes sociais e medidas propostas
Nas redes sociais, Raquel destacou que cerca de 700 policiais estão designados para a missão e que os feridos estão recebendo atendimento médico. “Os verdadeiros torcedores e a população não podem e não vão ficar acuados pelos que usam o futebol para praticar violência”, escreveu.
Veja a publicação da governadora de Pernambuco:
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB-PE), solicitou ao governo estadual e à Federação Pernambucana de Futebol o cancelamento da partida, visando à segurança dos cidadãos.