segunda-feira, julho 8, 2024
InícioEsporteTorcedores do Sul são os que mais assistem à Libertadores e Sul-Americana,...

Torcedores do Sul são os que mais assistem à Libertadores e Sul-Americana, mostra pesquisa

Torcedores de futebol da região Sul do Brasil são os que mais assistem às competições internacionais do continente, como mostra a Pesquisa Quaest/CNN/Itatiaia “O Maior Raio-X do Torcedor”. Seja na Copa Libertadores ou Copa Sul-Americana, essa região do país é líder com folgas quanto o assunto é audiência dos principais torneios continentais da América do Sul.

Em relação à Libertadores, 64% dos entrevistados da região Sul afirmam que assistem aos jogos “sempre ou com frequência”. A liderança se dá por nove pontos percentuais para a região Centro-Oeste, onde 55% dos torcedores são audiência constante. Curiosamente, a região Sudeste vem apenas em 3º, com 54%, apesar do empate técnico com o Centro-Oeste.

Na Sul-Americana, a liderança do Sul do Brasil é confirmada mais uma vez, porém com menor folga. Dentre os entrevistados dessa região, 30% acompanham o torneio “sempre ou com frequência”, contra 25% na região Sudeste, quem vem na sequência do ranking. Fechando o pódio, está a região Nordeste, com 24%.

Vale lembrar que a Copa Sul-Americana tem esse nome desde 2002. Anteriormente, a competição tinha outro formato e se chamava Copa Conmebol.

Já com o novo nome, a Sul-Americana teve cinco campeões vindos do Brasil, sendo dois do Sul do país: o Internacional em 2008 e a Chapecoense em 2016. Na Libertadores, por outro lado, são 23 títulos brasileiros na história, sendo cinco do Sul: três do Grêmio (1983, 1995 e 2017) e dois do Internacional (2006 e 2010).

Apenas as regiões Sul e Sudeste do Brasil contam com ao menos um time campeão da Libertadores ou Sul-Americana.

A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.

A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.

  • Centro-Oeste – 55%
  • Norte – 51%
  • Nordeste – 44%
  • Sudeste – 25%
  • Centro-Oeste – 22%
  • Norte – 23%

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui