A dupla Gre-Nal é líder absoluta em um quesito muito significativo no futebol brasileiro, que é o fato de se torcer para apenas um clube do país. Isso porque gremistas e colorados, assim como já tinha acontecido na pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor de 2023, seguem na liderança do ranking de fidelidade.
Na edição deste ano, apenas 13% dos gremistas afirmaram torcer para outra equipe brasileira, com 80% afirmando serem fiéis ao Tricolor e 8% não sabendo ou não respondendo. O levantamento, feito entre 27 de abril e 1º de maio deste ano, é uma parceria da Quaest, da CNN e da Itatiaia.
Já entre os torcedores do Internacional, 16% torcem para outro clube, com 76% sendo apenas colorados e 8% não sabendo ou não respondendo.
Na primeira edição de O Maior Raio-X do Torcedor, publicada em abril do ano passado, 16% dos gremistas haviam declarado dividir a paixão pelo Grêmio com outro clube, com 82% afirmando serem apenas tricolores e 2% não sabendo ou não respondendo.
Em 2023, os números da “infidelidade” colorada foram muito parecidos, com 17% afirmando que torciam para mais de um clube. Eram 82% os fiéis e 1% não sabia ou não respondeu.
Se Grêmio e Internacional carregam a marca da fidelidade, o Vasco é o clube que vê seus torcedores mais divididos entre duas paixões, pois 40% declararam ter uma outra equipe no Brasil. São 59% os fiéis ao Cruzmaltino e 1% não soube ou não respondeu.
As torcidas de Cruzeiro e Sport têm 32% dos seus integrantes com a chamada “paixão dividida”.
No caso cruzeirense, 67% afirmaram torcer apenas para a Raposa e 1% não soube ou não respondeu. Entre os torcedores do Sport, 65% torcem apenas para o Leão e 2% não souberam ou não responderam.
Segundo O Maior Raio-X do Torcedor de 2024, a média de quem torce para mais de um clube é de 1 em cada 4 torcedores.
Quando questionados sobre torcer para um segundo time, 24% dos entrevistados com idade superior a 16 anos disseram ter uma segunda paixão clubística, com 73% se declarando fiéis e 2% não sabendo ou não respondendo.
A pesquisa O Maior Raio-X do Torcedor ouviu 6.373 pessoas no total, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas com torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. A coleta foi realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas face a face com questionários estruturados.
A margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%.