No mês de outubro, duas grandes capitais asiáticas receberam novas avaliações de restaurantes do Guia Michelin. As edições de 2025 foram reveladas para Tóquio, capital do Japão, e para Pequim, capital da China.
A 18ª edição do guia dedicado a Tóquio tem 170 restaurantes estrelados e 110 restaurantes na lista Bib Gourmand. As novidades ficam por conta das três estrelas do Sézanne, que antes tinha duas, e a elevação do Tempura Motoyoshi a duas estrelas. Ao todo, 13 novos restaurantes receberam a primeira estrela.
Já em Pequim, a edição do guia de 2025 inclui 33 restaurantes estrelados e 21 Bib Gourmand. Ao todo, uma casa foi elevada a duas estrelas e três novos estabelecimentos contam com uma estrela Michelin.
Restaurantes estrelados em Tóquio
Situado dentro do Four Seasons Hotel Tokyo at Marunouchi, o restaurante Sézanne foi elevado a três estrelas Michelin. Neste ano, ele já havia sido eleito o Melhor Restaurante da Ásia pelo Asia’s 50 Best Restaurants.
O restaurante é uma ode à culinária francesa com toques modernos pelas mãos do chef executivo Daniel Calvert. A casa, que fica no sétimo andar do hotel, trabalha com menus degustação sazonais que misturam ingredientes franceses com influências japonesas.
O restaurante recebeu a primeira estrela em 2022, a segunda em 2023 e agora exibe a distinção máxima. Com isso, Tóquio passa a ter, ao todo, 12 restaurantes com três estrelas Michelin.
Outra novidade é a elevação do restaurante Tempura Motoyoshi para duas estrelas. Pilotado pelo chef Kazuhito Motoyoshi, que usa técnicas inovadoras para a tempurá, o endereço fica em Shibuya e acomoda nove comensais no balcão. A casa trabalha com um menu omakase em dois turnos no jantar.
No quesito sustentabilidade, o Daigo entrou para o rol de restaurantes com estrela verde em Tóquio. O local, que já possui uma estrela Michelin, é especializado na culinária Shojin, a cozinha vegetariana tradicional japonesa, e serve menus em etapas.
Além destes estabelecimentos, 13 novos restaurantes entraram para a família de uma estrela Michelin em Tóquio. São eles:
- Primo Passo
- Yakitori Takahashi
- Héritage by Kei Kobayashi
- Yama
- Sanosushi
- Kappo Muroi
- Yotsuya Minemura
- Higashiyama Muku
- CYCLE by Mauro Colagreco,
- apothéose
- hortensia
- Saucer
- Hakunei
Confira a seleção completa do Guia Michelin em Tóquio aqui.
Restaurantes estrelados em Pequim
Em Pequim, a grande novidade fica por conta do Lu Shang Lu, elevado à categoria de duas estrelas Michelin. O restaurante, que fica na área do arranha-céu Sunshine Financial Center, é especializado na culinária da província de Shandong, com foco na cozinha de Confúcio, com pepino-do-mar e frutos do mar enviados diariamente da península de Jiaodong.
A casa tem por trás o chef Haoquan Wang e o guia recomenda o pato assado de 45 dias servido com caviar, biscoitos de camarão e panquecas de Shandong.
O destaque ainda vai para os três novos restaurantes que passam a ostentar uma estrela Michelin. São eles: o francês Blackswan, o europeu The Georg e o restaurante cantonês The House of Dynasties.
Pequim possui dois restaurantes com três estrelas Michelin, os quais mantiveram a distinção nesta nova edição. São eles o Xin Rong Ji (Xinyuan South Road), com foco na culinária de Taizhou e nos peixes do Mar da China Oriental; e o Chao Shang Chao (Chaoyang), que faz versões dos clássicos da região de Chaozhou.
Confira a seleção completa do Guia Michelin em Pequim aqui.