Conhecido por seus filmes com tramas bizarras e estilo provocativo, o grego Yorgos Lanthimos é um dos diretores mais elogiados da atualidade.
Com obras que misturam humor ácido, surrealismo e críticas sociais, Lanthimos tem acumulado prêmios e ganhado a atenção do público a cada novo trabalho.
Pensando nisso, resolvemos ranquear, do pior ao melhor, os filmes do diretor. Como critério, consideramos as avaliações de agregadores de crítica e sites de cinema.
Yorgos Lanthimos: do pior ao melhor
Antes de iniciarmos com o ranking, optamos por não incluir o filme “O kalyteros mou filos” (2001), que Yorgos Lanthimos co-dirigiu com Lakis Lazopoulos. O longa é uma comédia grega que marca a estreia de Lanthimos na direção. Contudo, o filme tem pouquíssimas críticas registradas.
8º – Kinetta (2005)
O primeiro filme solo de Yorgos Lanthimos na direção, “Kinetta” é um drama psicológico grego.
Na trama, uma camareira, um fã de BMWs e um fotógrafo fazem várias recriações de um homicídio em um hotel na Grécia.
Em relação à sua recepção crítica, “Kinetta” recebeu avaliações negativas da mídia especializada em geral.
- IMDb: 4,7
- Metacritic: 54/100
- Rotten Tomatoes: 17%
- Letterboxd: 2.4/5
7º – Tipos de Gentileza (2024)
Filme antológico, “Tipos de Gentileza” apresenta três histórias bizarras e provocativas. O elenco conta com nomes como Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe e Margaret Qualley.
- Onde assistir: nos cinemas
“Tipos de Gentileza” foi bem recebido pela crítica em geral. O consenso da mídia especializada destacou o humor mórbido e as performances do elenco como pontos positivos.
- IMDb: 6,6/10
- Metacritic: 64/100
- Rotten Tomatoes: 71%
- Letterboxd: 3.4/5
6º – Alpes (2011)
A produção grega “Alpes” retrata um grupo que oferece um serviço peculiar. Eles são contratados por familiares ou amigos para representar pessoas recém-falecidas e facilitar o processo de luto. No elenco, estão Angeliki Papoulia e Ariane Labed.
- Onde assistir: Reserva Imovision
“Alpes” foi bem recebido pela crítica especializada e ganhou prêmios em festivais de cinema.
- IMDb: 6,3
- Metacritic: 69/100
- Rotten Tomatoes: 75%
- Letterboxd: 3.3/5
5º – O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017)
Estrelado por Colin Farrell, Nicole Kidman e Barry Keoghan, “O Sacrifício do Cervo Sagrado” é um drama psicológico com elementos de suspense.
Na trama, um cirurgião cardíaco (Farrell) mantém contato com um adolescente órfão de pai (Keoghan) e o apresenta à sua família. Porém, quando Martin não recebe a atenção que deseja, ele prepara uma vingança que desestabiliza a família.
“O Sacrifício do Cervo Sagrado” teve ampla recepção positiva da crítica e recebeu diversas indicações em premiações de cinema.
- IMDb: 7,0/10
- Metacritic: 73/100
- Rotten Tomatoes: 79%
- Letterboxd: 3.7/5
4º – Dente Canino (2009)
O filme grego “Dente Canino” gira em torno de uma família que vive isolada em uma propriedade. Os pais mantêm seus filhos em uma realidade distorcida e super-controladora, sem informações do mundo exterior.
- Onde assistir: Reserva Imovision
Elogiado pela crítica, “Dente Canino” ganhou o Prix Un Certain Regard no Festival de Cannes e recebeu uma indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.
- IMDb: 7,2
- Metacritic: 73/100
- Rotten Tomatoes: 93%
- Letterboxd: 3.7/5
3º – O Lagosta (2015)
A comédia dramática “O Lagosta” conta com grandes nomes no elenco: Colin Farrell, Rachel Weisz, Olivia Colman, Ariane Labed, John C. Reilly e Léa Seydoux. A trama se passa em um futuro onde solteiros são obrigados a encontrar um parceiro em 45 dias. Caso falhem, são transformados em um animal de sua escolha.
“O Lagosta” teve ampla recepção positiva da crítica. O consenso crítico elogiou o humor mórbido, a temática e o enredo.
- IMDb: 7,1
- Metacritic: 82/100
- Rotten Tomatoes: 87%
- Letterboxd: 3.8/5
2º – Pobres Criaturas (2023)
Baseado em um romance de Alasdair Gray, “Pobres Criaturas” é uma comédia mórbida. Emma Stone estrela como uma jovem na Londres vitoriana que é trazida de volta à vida após um transplante de cérebro, com uma mente infantil. O elenco também conta com Mark Ruffalo, Willem Dafoe e Ramy Youssef.
“Pobres Criaturas” foi aclamado pela crítica. Além disso, o longa recebeu várias premiações, incluindo quatro Oscars e dois Globos de Ouro.
- IMDb: 7,8/10
- Metacritic: 88/100
- Rotten Tomatoes: 92%
- Letterboxd: 4.0/5
1º – A Favorita (2018)
No século XVIII, uma duquesa (Rachel Weisz) e uma criada (Emma Stone) competem pelo posto de favorita da rainha (Olivia Colman). Essa é a trama da comédia sombria “A Favorita”.
Aclamado pela crítica, “A Favorita” recebeu diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz para Olivia Colman.
- IMDb: 7,5/10
- Metacritic: 91/100
- Rotten Tomatoes: 93%
- Letterboxd: 4.0/5