O técnico Tite, do Flamengo, subiu o tom após a vitória sobre o Bolívar, na última quinta-feira (16), em duelo de ida das oitavas da Libertadores.
Mesmo com o resultado positivo no Maracanã, Tite criticou o calendário brasileiro ao falar sobre as lesões recentes do rubro-negro. No duelo, Pedro e Gabigol deixaram o gramado por problemas musculares.
“Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas eu sei que a cada dia que passa é um dia a menos que fico aqui. Eu queria estar errado para falar de calendário, mas olhem o que está acontecendo. E não adianta me dar balinha, o sindicato dos atletas dizer ‘Ah, eu agradeci ao Tite porque ele falou, mas o calendário estava lá e aceitamos’. Não tem que aceitar. Nós, enquanto técnico, temos que bater, o atleta vai arrebentar”, disparou na coletiva após o duelo.
Os números da temporada 2024 mostram que as palavras de Tite fazem sentido, se olharmos a tabela das 16 equipes que seguem vivas na Copa Libertadores.
Rival do Flamengo nesta fase, o Bolívar fez 27 jogos ao longo do ano. Já a equipe carioca têm 47 partidas. Ou seja, a diferença entre os dois é de 20 jogos.
A título de curiosidade, o 27º jogo do Flamengo em 2024 foi realizado justamente contra o Bolívar, na fase de grupos da Libertadores, no dia 15 de maio.
Entre os brasileiros da competição continental, o Botafogo é a equipe que mais jogou até aqui, tendo 52 duelos no ano. Vale lembrar que o Glorioso entrou na segunda fase e fez 4 jogos até chegar na fase de grupos da Libertadores.
O Atlético-MG é o brasileiro com menos jogos, tendo 43 até aqui. Entre os adversários de outros países que estão nas oitavas, nenhuma equipe ainda alcançou 40 jogos na temporada.
- Palmeiras – 50 jogos
- Flamengo – 47 jogos
- São Paulo – 47 jogos
- Fluminense – 47 jogos
- Atlético-MG – 43 jogos
- Nacional (URU) – 35 jogos
- San Lorenzo (ARG) – 34 jogos
- Colo-Colo (CHI) – 34 jogos
- Talleres (ARG) – 33 jogos
- Peñarol (URU) – 33 jogos
- The Strongest (BOL) – 29 jogos
- Bolívar (BOL) – 27 jogos