O Atlético Monte Azul, clube comandado por Emerson Sheik e o pai do atacante Neymar, está rebaixado no Campeonato Paulista da Série A2 (o segundo escalão de São Paulo).
O resultado que sacramentou matematicamente a queda do Atlético Monte Azul foi a vitória por 3 a 0 do Capivariano sobre a Portuguesa Santista, neste sábado (9). Com mais três pontos, o Capivariano foi a 15 e enterrou qualquer possibilidade de permanência do Monte Azul.
VEM DE TABELA! 🤩
Com o fim da 13ª rodada do Paulistão A2 Sicredi, tem time que já tá com um pé nas quartas de final!#PaulistãoA2Sicredi pic.twitter.com/It1bElf9ni— Federação Paulista de Futebol – FPF (@FPF_Oficial) March 9, 2024
A equipe somou apenas sete pontos em 13 rodadas e, mesmo com mais dois jogos para fazer, não alcança mais Primavera e Taubaté, com 14 cada. O outro rebaixado à Série A3 é o Comercial de Ribeirão Preto, com apenas cinco pontos.
O time atleticano deu poucos sinais de que iria embalar na Série A2 e evitar a queda. Estreou recebendo a Ferroviária e empatando por 1 a 1. Depois, foram quatro derrotas consecutivas até o 3 a 3 com o Rio Claro, em casa.
A única vitória veio na sétima rodada. Em visita ao Oeste, na Arena Barueri, em Barueri, triunfo por 1 a 0. Na sequência, mais dois revezes até o 1 a 1 com o Linense, no Gilbertão, em Lins, e o 1 a 1 com o Noroeste, no Otacília Patrício Arroyo.
No meio de semana, antes de perder para o XV de Piracicaba, o Monte Azul foi derrotado pelo Capivariano, que também lutou contra o rebaixamento, por 2 a 1. Já sem pretensões, os atleticanos visitarão o Comercial de Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz, às 15h10 do próximo sábado (16).
Bruno Coutinho foi o técnico atleticano nas quatro primeiras rodadas. Depois, quem assumiu e não conseguiu evitar a queda foi Roberto Cavalo, treinador de 60 anos que tem dois acessos ao Paulistão, foi campeão brasileiro da Série C de 1998 com o Avaí e dirigiu o Bahia.
O Atlético Monte Azul estava na Série A2 desde 2020. Em 2019, os atleticanos conquistaram o acesso com o vice-campeonato da Série A3, ocasião em que perderam o título para o Grêmio Osasco Audax.
Neymar da Silva Santos, o pai do atacante Neymar, do Al-Hilal, e o ex-atacante Emerson Sheik estão à frente da SAF do Monte Azul desde novembro do ano passado. O ex-atacante é vice-presidente de Futebol, enquanto é o novo de Gestão.